Siga-nos nas redes

País

Estudo: Saliva permite identificação precoce da cárie dentária nas crianças

Publicado

em

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) identificou uma “assinatura salivar” que abre caminho para a deteção precoce em crianças da cárie dentária, que é a doença mais prevalente naquela faixa etária, foi hoje anunciado.

O estudo, segundo um comunicado da UC, foi desenvolvido por uma equipa do Instituto de Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva da Faculdade de Medicina, em colaboração com o laboratório CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, associado da Universidade de Aveiro (UA).

O trabalho, intitulado “Perfis metabolómicos salivares na cárie dentária em idade pediátrica”, traz novas perspetivas para o diagnóstico precoce da cárie dentária em crianças, a doença mais prevalente em todo o mundo nesta faixa etária.

“A cárie dentária em idade pediátrica representa um grave problema de saúde pública, com um considerável impacto na qualidade de vida das crianças e suas famílias”, refere o comunicado, referindo que, até à data, ainda não tinha sido “identificado um preditor de risco consistente que permita a sinalização precoce de crianças de alto risco para a doença”.

Segundo as autoras do estudo, Joana Leonor Pereira e Ana Luísa Costa, da UC, e Ana Maria Gil, da UA, “a metabolómica salivar, uma ferramenta que permite a caracterização de muitos metabolitos simultaneamente em amostras de saliva, já possibilitou a identificação de marcadores metabolómicos específicos de várias doenças, como diabetes e cancro oral”.

No entanto, “a aplicação desta inovadora abordagem no contexto da investigação em saúde oral pediátrica permanece pouco explorada”.

Neste estudo, foram analisadas amostras de saliva de crianças através de espetroscopia de ressonância magnética nuclear de protão, que permitiu “efetuar a caracterização mais completa do metaboloma salivar de crianças até hoje realizada”.

“Paralelamente, foi possível estabelecer, pela primeira vez, um protocolo apropriado de recolha salivar para este tipo de estudos, tendo-se ainda observado uma assinatura metabólica de cárie em crianças composta por 21 metabolitos, nunca antes reportada”, salientam as autoras.

As investigadoras pretendem confirmar e validar “esta promissora assinatura salivar em estudos futuros de larga escala, de modo a esta poder vir a funcionar como um biomarcador de cárie, permitindo o diagnóstico precoce da cárie dentária em crianças”.

O estudo “Perfis metabolómicos salivares na cárie dentária em idade pediátrica” foi recentemente distinguido com o primeiro prémio na categoria “Poster de Investigação” no 29.º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 15 minutos

GNR transportou 189 órgãos este ano e percorreu 38.902 km para “salvar vidas”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) efetuou desde o início do ano de 2024 o transporte de 189 órgãos. No total,...

Paíshá 24 minutos

A Cruz Vermelha efetua recolha de alimentos em supermercados

A campanha de recolha de alimentos Vale+, da Cruz Vermelha Portuguesa, decorre hoje e domingo em perto de 600 supermercados...

Guimarãeshá 12 horas

Homem de 70 anos detido com mais de 100 doses de cocaína em Guimarães

Um homem de 70 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, na cidade de Guimarães pelaprática do crime de tráfico...

Famalicãohá 14 horas

Programa “Move-Te” levou exercício físico ao ar livre a mais de 2.500 famalicenses

No decorrer das últimas quatro semanas, mais de 2.500 famalicenses puderam participar nas atividades de desporto ao ar livre promovidas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva está de regresso este sábado

A chuva está de regresso, este sábado, ao concelho de Famalicão, para um dia em que se regista também uma...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Colisão entre carro e motociclo faz um ferido em Outiz

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro,...

Desportohá 17 horas

Kickboxer famalicense Sofia Oliveira disputa combate de K1 em Mirandela

A lutadora de artes marciais famalicense Sofia Oliveira desloca-se até Mirandela, para disputar um combate oficial da World Association of...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: CIOR avança com a construção do seu novo Centro Tecnológico Especializado

A Escola Profissional CIOR já iniciou o processo de obras com vista à instalação e equipamento do CTE-Centro Tecnológico Especializado...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Jogadores de xadrez tentam entrar para o livro dos recordes do Guiness em S. Cosme

O Clube de Xadrez A2D de Famalicão, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Antas apresenta a sua Mostra Comunitária entre 27 e 28 de julho

A freguesia de Antas apresenta, nos dias 27 e 28 de julho, a sua Mostra Comunitária, onde diversas entidades e...

Arquivo

Mais Vistos