Connect with us

País

Comissária europeia Elisa Ferreira: “Portugal ainda é um país atrasado”

Published

on

A comissária europeia Elisa Ferreira assinalou hoje, num evento online, que, “ao fim destes anos todos de apoio maciço de fundos estruturais, Portugal ainda é um país atrasado”, e apelou a “uma leitura territorializada das políticas”

Defendendo que “é importante” refletir sobre “as opções que o país tem” no contexto do plano de recuperação da União Europeia (UE) para Portugal, Elisa Ferreira – oradora num evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Portugal Network — reconheceu que “há coisas que têm de ser corrigidas” e que a aplicação dos fundos europeus “tem de ser radicalmente diferente da reprodução do passado”.

Em concreto, “tem de ser muito mais ambiental, muito mais digital, muito mais equilibrada, social e espacialmente”, detalhou.

“A nível nacional é altura de muito seriamente se pensar o que o país quer ser”, instou a comissária portuguesa, responsável pela Coesão e Reformas no executivo comunitário.

Essas “opções” que o país tem de tomar “passam por reconhecer que há uma região rica e que o resto do país é toda uma região pobre”, avaliou.

Doutra forma, alertou, Portugal corre o “risco” de continuar a figurar entre os “países em transição” e “a ser ultrapassado por muitos outros” Estados-membros da União Europeia.

Elisa Ferreira frisou que a concentração nos polos mais dinâmicos “não resulta”, defendendo que deve ser feita “uma leitura territorializada das políticas e uma conceção equilibrada do território, nomeadamente valorizando cidades intermédias, tornando o país mais resiliente”.

Lembrando que “o PIB [Produto Interno Bruto] per capita” de Portugal “é extraordinariamente baixo ou muito baixo”, a comissária sublinhou que, por muito que Lisboa cresça, “o resto do país pesa demasiado para permitir que o país arranque”.

Elisa Ferreira realçou ainda que o acordo sobre o plano de recuperação económica e social da UE para superar a covid-19, alcançado em Bruxelas na sexta-feira, é importante, “mas ainda há todo um processo” de ratificação por parte dos parlamentos nacionais.

A UE, frisou, teve uma “resposta adequada a uma situação de enorme emergência” e fez “algo que nunca tinha acontecido na história dos fundos estruturais”, permitindo a reprogramação e a realocação de fundos não utilizados para “despesas de emergência”, deixando ao critério dos Estados onde os utilizar.

Perante isto, considerou, os Estados-membros têm “uma oportunidade única para lançarem reformas”, desde a administração pública à adequabilidade energética dos edifícios.

Os Encontros do Portugal Network — que decorrem até quarta-feira, transmitidos em direto nas redes sociais da Representação da Comissão em Portugal e na página do Portugal Network — têm como finalidade aproximar as instituições europeias e empresas, associações, organizações e outras entidades portuguesas, através do diálogo sobre os planos e as ações da União Europeia que têm impacto em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedade7 horas ago

Suspeito de roubar sapatilhas na via pública detido pela PSP enquanto as usava nos pés em Matosinhos

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo a detenção de dois jovens com 17 e 18 anos, na Avenida...

País8 horas ago

Estradas encerradas no maciço central da Serra da Estrela devido à queda de neve mais intensa

Vários troços da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o maciço central da Serra da Estrela, estão encerradas ao trânsito...

Famalicão10 horas ago

Chuva chega a Famalicão esta quinta-feira e vai manter-se por alguns dias

Famalicão espera, esta quinta-feira, 24 horas divididas entre o sol e chuva, que se devem verificar no período diurno e...

Desporto11 horas ago

Famalicense Fábio Martins vence Taça de Portugal Mini MX de Pitbikes

O piloto famalicense Fábio Martins participou, neste último fim de semana, na última prova da Taça de Portugal e Troféu...

País12 horas ago

Ex-concorrente do Big Brother alvo de queixa após uso indevido de igreja na gravação de conteúdo para as redes sociais

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Covilhã, vai avançar com uma denúncia sobre Marie, ex-concorrente de um ‘reality...

Famalicão13 horas ago

Famalicão: Acidente condicionou trânsito na EN14 em Vilarinho das Cambas

Uma colisão rodoviária condicionou, esta quarta-feira, no trânsito na Estrada Nacional 14, na rotunda junto às instalações da Grocenter, na...

Famalicão14 horas ago

Neste Natal Refood convida famalicenses a “Apadrinhar uma Família”

Natal é tempo de solidariedade e partilha. Por isso, a Refood de Vila Nova de Famalicão lançou uma campanha de...

Famalicão14 horas ago

Famalicão: CITEVE levou inovações da impressão 3D em têxteis até à Alemanha

O CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário de Famalicão encontra-se representado no evento Automotive Interiors Expo, que se realiza...

Famalicão15 horas ago

Natal: Famalicão vai acender 3,7 milhões de luzes LED no dia 23 de novembro

Está de regresso o Natal de Famalicão, um espetáculo de luzes e diversões alusivas a esta quadra festiva, que será...

Famalicão15 horas ago

Loja Auchan de Famalicão celebra hoje 28 anos

Esta quarta-feira, dia 13 de novembro, foi assinalado o 28.º aniversário da loja Auchan de Famalicão, que conta com quase...

Arquivo

Mais Vistos