Siga-nos nas redes

País

Comissária europeia Elisa Ferreira: “Portugal ainda é um país atrasado”

Publicado

em

A comissária europeia Elisa Ferreira assinalou hoje, num evento online, que, “ao fim destes anos todos de apoio maciço de fundos estruturais, Portugal ainda é um país atrasado”, e apelou a “uma leitura territorializada das políticas”

Defendendo que “é importante” refletir sobre “as opções que o país tem” no contexto do plano de recuperação da União Europeia (UE) para Portugal, Elisa Ferreira – oradora num evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Portugal Network — reconheceu que “há coisas que têm de ser corrigidas” e que a aplicação dos fundos europeus “tem de ser radicalmente diferente da reprodução do passado”.

Em concreto, “tem de ser muito mais ambiental, muito mais digital, muito mais equilibrada, social e espacialmente”, detalhou.

“A nível nacional é altura de muito seriamente se pensar o que o país quer ser”, instou a comissária portuguesa, responsável pela Coesão e Reformas no executivo comunitário.

Essas “opções” que o país tem de tomar “passam por reconhecer que há uma região rica e que o resto do país é toda uma região pobre”, avaliou.

Doutra forma, alertou, Portugal corre o “risco” de continuar a figurar entre os “países em transição” e “a ser ultrapassado por muitos outros” Estados-membros da União Europeia.

Elisa Ferreira frisou que a concentração nos polos mais dinâmicos “não resulta”, defendendo que deve ser feita “uma leitura territorializada das políticas e uma conceção equilibrada do território, nomeadamente valorizando cidades intermédias, tornando o país mais resiliente”.

Lembrando que “o PIB [Produto Interno Bruto] per capita” de Portugal “é extraordinariamente baixo ou muito baixo”, a comissária sublinhou que, por muito que Lisboa cresça, “o resto do país pesa demasiado para permitir que o país arranque”.

Elisa Ferreira realçou ainda que o acordo sobre o plano de recuperação económica e social da UE para superar a covid-19, alcançado em Bruxelas na sexta-feira, é importante, “mas ainda há todo um processo” de ratificação por parte dos parlamentos nacionais.

A UE, frisou, teve uma “resposta adequada a uma situação de enorme emergência” e fez “algo que nunca tinha acontecido na história dos fundos estruturais”, permitindo a reprogramação e a realocação de fundos não utilizados para “despesas de emergência”, deixando ao critério dos Estados onde os utilizar.

Perante isto, considerou, os Estados-membros têm “uma oportunidade única para lançarem reformas”, desde a administração pública à adequabilidade energética dos edifícios.

Os Encontros do Portugal Network — que decorrem até quarta-feira, transmitidos em direto nas redes sociais da Representação da Comissão em Portugal e na página do Portugal Network — têm como finalidade aproximar as instituições europeias e empresas, associações, organizações e outras entidades portuguesas, através do diálogo sobre os planos e as ações da União Europeia que têm impacto em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz inaugurada para responder a anseio da comunidade

Responder a uma necessidade da comunidade e trazer mais dignidade a quem parte e às famílias.Este é o objetivo da...

Paíshá 12 horas

Sabe quais são as nove burlas mais utilizadas por telefone?

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP, que alerta a população para este tipo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão assinala 25 de Novembro com sessão solene da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de...

Famalicãohá 15 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do mau tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 15 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do meu tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Trabalhadores da Sinovir manifestam-se para receber subsídio de desemprego

Há dois meses sem receber, alguns trabalhadores da fábrica de calçado Sinovir, com sede em Novais, Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz benzida este domingo

A nova Casa Mortuária de Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, é benzida este domingo. O Presidente da Câmara Municipal de...

Famalicãohá 19 horas

Milhares de pessoas em Famalicão para ver as luzes de Natal a acenderem-se

Famalicão já está iluminado para receber o Natal. A iluminação de Natal foi inaugurada este sábado, dia 23 de novembro,...

Famalicãohá 19 horas

Atenção ao tempo. Tempestade Bert traz vento muito forte e chuva intensa ao final da tarde

Entre as 18h00 e as 22h00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso para laranja...

Entretenimentohá 1 dia

Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL

Sábado, 23/11/2024: Emissão especial da Fama Rádio e Televisão da inauguração das iluminações e divertimentos de Natal, na cidade de...

Arquivo

Mais Vistos