Site icon Fama Rádio e Televisão

Emigrantes portugueses ganham 3 vezes mais no estrangeiro

Os novos emigrantes portugueses têm qualificações mais elevadas e recebem salários três vezes superiores nos países que os acolhem do que em Portugal, de acordo com um estudo, citado pelo Diário de Notícias.

Uma das razões apresentadas para emigrar é precisamente o nível salarial. “Estamos a falar de pessoas que ganharam mil euros [em Portugal] e nos países de destino ganharão três mil ou mais euros”, aponta um dos autores do estudo, João Teixeira Lopes.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“É feito um investimento na formação dos jovens, que depois não têm o devido reconhecimento na sociedade portuguesa e acabam por emigrar”. Não há retorno suficiente para o desenvolvimento do país”, lamentou, considerando que “estamos a perder a geração mais qualificada”.

A investigação envolveu jovens qualificados que emigraram para a Europa e que representam um quarto dos portugueses que deixaram o país na última década, segundo o sociólogo, professor e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Embora a maioria dos jovens que deixam o país não tenha um diploma universitário, o número de emigrantes qualificados aumentou 87,5%, atingindo 11% do número total de emigrantes em 2015.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version