País
A maior chuva de meteoros do ano chega para abrilhantar este Natal já esta sexta-feira
Esta quadra festiva traz um “espetáculo de luzes” inesperado, que se irá manifestar nos céus de Portugal, entre esta sexta-feira e sábado.
Falamos das “Gemínidas”, um fenomeno atmosférico anual que atinge o seu pico nestes dias, fazendo-se notar, com a maior chuva de meteoros do ano.
Durante este período, a Terra atravessa a zona da sua órbita na qual a poeira e os detritos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon se acumulam, criando ocorrências visíveis a partir da Terra.
Estes meteoros, ou “estrelas cadentes”, são partículas de poeira e fragmentos do espaço que entram na atmosfera terrestre a grandes velocidades. Quando estes fragmentos aquecem devido ao atrito com a atmosfera, produzem uma linha brilhante no céu.
Ao contrário de muitas outras chuvas de meteoros que se originam de cometas, as Gemínidas são únicas porque o seu “cometa” não é, na verdade, um cometa, mas sim um asteroide. O asteroide 3200 Phaethon apresenta um comportamento peculiar, já que se aproxima muito do Sol, o que provoca a libertação de detritos que formam este rasto de poeiras.
Foto: Sky & Telescope/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob Aviso Amarelo esta quarta-feira: Chuva, trovoada e rajadas de vento de mais de 70 km/h esta quarta-feira
-
Bragahá 1 semana
Vídeo: Baleia morta deu à costa na praia de Ofir em Esposende
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Oliveira Santa Maria celebra festas em honra de S. Sebastião
-
Paíshá 2 dias
CTT vão aumentar os preços do correio regulado em 6,9% a partir de fevereiro