Siga-nos nas redes

País

Encerramento de três de confeções deixa cerca de 460 pessoas desempregadas no distrito do Porto

Publicado

em

O recente encerramento de três empresas de confeções em Lousada, no distrito do Porto, pode ter provocado o desemprego de cerca de 460 pessoas, a maioria mulheres, disse hoje à Lusa fonte da autarquia local.

“É uma situação muito difícil, mas estamos a fazer tudo para ajudar as pessoas no que nos for possível”, disse a vereadora Maria do Céu Rocha, sinalizando que a Câmara de Lousada está a articular medidas com o Governo e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A empresa Leuman, situada em Macieira, já pediu a insolvência, o que deixa cerca de 90 pessoas no desemprego, precisou a autarca responsável pelo pelouro da Formação e Emprego naquele município.

As empresas SN1 e SN2, situadas em Casais, que tinham estado em ‘lay-off’, também encerraram, deixando no desemprego 350 operárias, segundo a vereadora.

Os últimos dias, contou, têm sido passados a trabalhar na agilização da inscrição no IEFP das pessoas afetadas para que, rapidamente, possam começar a receber o subsídio de desemprego. Para tal, foi reforçado com mais pessoas um gabinete específico nos Paços do Concelho, que atendeu 220 operárias, anotou.

Além disso, o gabinete de ação social da autarquia já está a trabalhar para garantir apoios aos agregados familiares mais necessitados afetados pelo desemprego.

“Estamos a trabalhar para minorar a situação de dificuldade dos casos mais complicados”, asseverou à Lusa.

Maria do Céu Rocha admitiu que o setor de confeções, que predomina no concelho, atravessa dificuldades desde o ano passado, indicando saber de outras empresas que estão numa situação difícil.

Face à situação, destacou, está previsto para janeiro o início do processo de reconversão profissional das trabalhadoras afetadas pelo encerramento destas empresas, ministrado formação que capacite a mão de obra para setores alternativos, eventualmente a metalomecânica ou outros.

Sobre a situação no concelho, em comunicado, a concelhia do PSD, que é oposição na câmara, informou que contactou o Governo e a Assembleia da República comunicando a sua preocupação.

“Dos diversos contactos efetuados, o presidente da comissão política de Lousada, Leonel Vieira, recebeu a garantia de que o Governo está atento à situação”, lê-se.

Segundo o PSD, foi acionado o IEFP, que requereu a colaboração dos gabinetes de inserção profissional “para que os trabalhadores que ficaram sem o seu posto de trabalho possam ser inscritos rapidamente, para que, ainda este mês, venham a receber o subsídio de desemprego”.

“Recebemos também a garantia de que os trabalhadores vão receber tudo a que têm direito”, refere-se no comunicado, frisando que a concelhia social-democrata “continuará a acompanhar este assunto”.

O PSD de Lousada defende, por outro lado, que a câmara liderada pelo PS há mais de 35 anos “necessita criar outro tipo de respostas com mecanismos de apoio, com medidas concretas, preventivas e pró-ativas, no sentido de identificar atempadamente situações de crise desta natureza e apoiar os trabalhadores e empresários”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Caminhada entre Famalicão e Santuário Alexandrina de Balasar realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo, a partir das 08:30, a 3.ª Caminhada da Família, que irá percorrer a ciclovia entre Famalicão e...

Paíshá 8 horas

País: Doente de Alzheimer foge ao volante de ambulância e é intercetado pela GNR

Um utente da Unidade de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, no Algarve, fugiu na segunda-feira à...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

O Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão recebe, esta quinta-feira, a partir das 21:30, mais uma noite de fado...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos faz um ferido na rua do Talvai

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre três carros, na rua do Talvai,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsão de chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do...

Paíshá 11 horas

Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho

As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: De Haas foi o 2.º melhor defesa da Primeira Liga em abril

Justin de Haas, o defesa neerlandês do FC Famalicão foi distinguido pelos treinadores da Primeira Liga portuguesa, como o segundo...

Paíshá 12 horas

Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga encabeçada por dois irmãos que operava desde janeiro de 2024 no...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão classificado como entidade formadora de 5 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a classificar o FC Famalicão como uma entidade formadora de cinco estrelas, a nota...

Regiãohá 14 horas

Vila do Conde: Mulher de 33 anos detida com artigos de bijuteria contrafeitos

Elementos do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procederam à...

Arquivo

Mais Vistos