Siga-nos nas redes

Economia

Exportações têxteis sofrem quebra de 7% face ao mesmo período do ano passado

Publicado

em

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) informou hoje que as exportações portuguesas de têxteis e vestuário acentuaram a quebra em outubro, recuando 7,0% em termos homólogos para um valor mensal de 454,3 milhões de euros.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) tratados num comunicado da ATP, os 454,3 milhões de euros exportados em outubro ficam 34 milhões de euros abaixo das vendas do mesmo mês de 2019 e representam um agravamento face à quebra homóloga de 5% verificada em setembro.

emissão em direto da famatv

Em termos cumulativos, de janeiro a outubro, os têxteis e vestuário somam um valor exportado de 3.882 milhões de euros, menos 12,0% do que no mesmo período de 2019.

As importações acumulam até outubro um valor de 3.125 milhões de euros (-16%), originando um saldo da balança comercial do setor de 757 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 124%.

No mês de outubro, as maiores quebras registaram-se no vestuário exterior (fatos, casacos, calças, bermudas) em tecido, de uso masculino (menos nove milhões de euros exportados, equivalente a -36%); no vestuário exterior (fatos, conjuntos, casacos, vestidos, saias, saias-calças, calças, bermudas) em tecido, de uso feminino (menos 6 milhões de euros; -22%); nas meias e meias calças (menos 3,2 milhões de euros; -23%); e nas camisas em tecido, de uso masculino (menos 2,5 milhões de euros; -31%).

Já a categoria de produtos onde se encontram, entre outros, as máscaras têxteis, designada de ‘artefactos têxteis confecionados’, foi a que registou maior crescimento absoluto (mais 9,3 milhões de euros, correspondendo a +264%), seguindo-se as roupas de cama, mesa, toucador ou cozinha (com mais 4,4 milhões de euros exportados; +9%) e os tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados com plástico (com mais 2,8 milhões de euros exportados; +18%).

Analisando a evolução dos vários países de destino das exportações portuguesas do setor, a ATP destaca, em outubro, os Estados Unidos como o destino que registou maior crescimento em termos absolutos (mais 2,8 milhões de euros; +13%), seguindo-se o Reino Unido (mais 2,1 milhões de euros; +6%) e a Alemanha (mais 1,9 milhões de euros; +5,2%).

Espanha, pelo contrário, continua a liderar a tabela dos países que registam maior quebra, com um recuo de 27 milhões de euros (-17%) em outubro, seguida da Itália (menos 4,6 milhões de euros; -13%).

Também em comunicado, a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC/APIV) precisa que a redução de 12,2% das exportações do segmento de vestuário em outubro, acima -11,9% de setembro, agravou a quebra homóloga acumulada do setor, que nos primeiros 10 meses do ano perdeu quase 470 milhões de euros, ficando-se por exportações de 2,17 mil milhões de euros (contra 2,64 mil milhões no período homólogo de 2019).

“Espanha regista a maior quebra, tanto em termos relativos como absolutos, com uma diminuição de 30,1%, equivalente a menos 318,6 milhões de euros”, destaca.

Segundo a ANIVEC/APIV, “face aos números dos primeiros nove meses do ano, as quedas adensaram-se igualmente nos envios para os Países Baixos (-17%) e para os Estados Unidos (-15,3%), registando-se também perdas substanciais nos mercados de França (-6%), Alemanha (-3,7%), Reino Unido (-9,9%) e Itália (-7,7%)”.

Citado no comunicado, o presidente da ANIVEC afirma que “a degradação da situação sanitária já se sentiu nas encomendas e, consequentemente, nas exportações de outubro, com os clientes a mostrarem-se mais receosos e a preferirem não arriscar”.

“Os confinamentos e restrições que estiveram em vigor em novembro e que continuam em muitos países neste mês de dezembro deverão trazer mais más notícias para a indústria de vestuário portuguesa e a melhoria provocada pela esperança de uma solução, com as vacinas, ainda vai demorar vários meses a refletir-se no negócio”, acrescenta César Araújo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 11 horas

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Desportohá 13 horas

RELATO | FC Famalicão x Casa Pia AC

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se este sábado com “máximas” de 18.º graus

Famalicão espera, este sábado mais um dia com previsão de chuva, que se deve manter durante a quase totalidade do...

Desportohá 14 horas

Sub-23 do FC Famalicão perdem por 1-0 frente ao Braga

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, a 1.ª Mão das Meias Finais Taça Revelação, partida...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Atleta do Liberdade FC convocada para representar Associação de Atletismo de Braga

A atleta Maria Rodrigues do Liberdade FC, que integra atualmente o escalão juvenil, recebeu uma convocatória para representar a Associação...

Paíshá 16 horas

Agressor esfaqueia dois homens na Rua da Galeria de Paris no Porto

Dois homens, de 28 e 42 anos, foram agredidos com uma navalha durante a madrugada de hoje na Rua da...

Famalicãohá 16 horas

ATUALIZAÇÃO: Um ferido grave após colisão envolvendo camião na A3

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Duas pessoas encarceradas após colisão na A3 em Cruz

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Universidade de Verão “abre as portas” aos alunos do secundário de 01 a 05 de julho

De 1 a 5 de julho, o Município de Vila Nova de Famalicão vai promover a Universidade de Verão, convidando...

Arquivo

Mais Vistos