Siga-nos nas redes

País

Ordem dos Enfermeiros defende que vacinas sejam administradas exclusivamente por enfermeiros

Publicado

em

Face à possibilidade de ocorrerem reações alérgicas como as registadas em dois casos no Reino Unido, a Ordem dos Enfermeiros reiterou hoje a necessidade de a vacinação contra a covid ser realizada por enfermeiros em unidades de saúde.

As autoridades de Saúde britânicas emitiram hoje um alerta para que pessoas com um histórico de alergias severas não tomem a vacina da Pfizer contra a covid-19, depois de dois profissionais terem sofrido uma reação anafilática após a toma de vacina.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), esta situação, que é conhecida apenas um dia após o Reino Unido ter iniciado a administração a vacina a idosos e profissionais de saúde, vem reiterar a sua posição sobre a necessidade de esta nova vacina ser administrada apenas por enfermeiros.

Para a OE, qualquer profissional que não seja enfermeiro ou médico deve ser afastado do plano de vacinação contra a covid-19 ou de qualquer outra vacina.

“Trata-se de uma vacina nova que, tal como a OE tem vindo a alertar, é geradora de potenciais reações adversas. Os espaços físicos para a administração de vacinas não podem ser, por exemplo, farmácias”, defende a Ordem dos Enfermeiros em comunicado, adiantando que as reações anafiláticas são uma consequência possível de qualquer vacina, e não apenas desta nova vacina em particular, pois qualquer pessoa pode sofrer de alergias não conhecidas.

A solução, defende a OE, é garantir as condições de segurança adequadas no processo de administração e monitorização, e esta é uma competência dos enfermeiros, que são os profissionais habilitados.

“Os enfermeiros estão preparados e reúnem as competências para contribuir para o sucesso do plano da vacinação contra a covid em todo o mundo, que começa na mensagem de segurança transmitida aos cidadãos: vacine-se em segurança, vacine-se com um enfermeiro numa unidade de saúde pública, privada ou do setor social”, advoga a OE.

Duas pessoas que foram vacinadas na terça-feira com a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desenvolveram uma reação alérgica pelo que os reguladores britânicos recomendam que esta deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) emitiu o alerta para todos aqueles que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado.

Os reguladores britânicos da saúde e medicamento pedem também que os centros onde as vacinas estão a ser administradas tenham instalações adequadas para atender aos afetados em caso de algum tipo de reação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo O último balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 17 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 22 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 23 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 24 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos