País
Burlões pedem dinheiro em mensagens falsas de SMS. O novo esquema “Olá Mãe”

Vários números de telefone estão a ser alvo de uma nova tentativa de burla através de mensagens SMS, onde os criminosos por trás do esquema se fazem passar por filhos dos receptores, pedindo primeiro para que registem o seu novo número, e que depois façam um pagamento “importante” em nome destes.
Alegando que tiveram problemas com o seu telemóvel e foram obrigados a substituir por outro com novo número, os autores da burla, tentam primeiro que a vítima, do outro lado, acredite completamente nestas mentiras, para que depois façam o alegado pagamento, sem quaisquer suspeitas levantadas.
A PSP havia já alertado para casos semelhantes em outubro deste ano, apontando para este tipo de mensagens, que começam sempre como um “Olá Mãe”.
Entre as desculpas para justificar o novo número de telemóvel encontram-se “tive um problema com o visor”, ou “perdi o telemóvel e pedi este emprestado”.
“Reforçando os alertas já emitidos e verificando-se um número crescente de denúncias por aquele tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, em momento algum, satisfazerem pedidos via WhatsApp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares, em nome de quem são feitas as solicitações, de transferências de dinheiro”, são os conselhos da Polícia Judiciária.

-
Paíshá 1 semana
Portugal registou mais de 1.500 casos de tuberculose em 2023. Região Norte é das mais afetadas
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Louro celebra festa do Santo do Monte entre 13 e 28 de abril
-
Sociedadehá 7 dias
Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa
-
Famalicãohá 3 dias
Nova rede de transportes Mobiave arranca oficialmente esta terça-feira