Siga-nos nas redes

Famalicão

Está de volta aos concelhos de maior risco, o recolher obrigatório, a partir das 13h00

Publicado

em

Os 127 concelhos classificados como de risco “extremamente elevado” e de risco “muito elevado” de contágio pelo novo coronavírus voltam ao recolher obrigatório a partir das 13h00 durante o fim de semana e no feriado de terça-feira.

Conforme ficou determinado no decreto do Governo que regimenta a uso do estado de emergência atualmente em vigor devido à pandemia de Covid-19, é proibida a circulação na via pública entre as 13h00 e as 5h00 no sábado e no domingo.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No feriado de terça-feira, a proibição de circulação começa também às 13h00, mas termina às 23h59, hora em que deixa de estar em vigor o atual estado de emergência.

Este é o quarto fim de semana consecutivo em que o recolher obrigatório a partir das 13h00 é aplicado, tendo também vigorado no feriado da última terça-feira, dia 1 de dezembro.

Em todo o território continental é igualmente proibido circular entre concelhos entre as 23h00 de sexta-feira e as 23h29 de terça-feira.

Tal como já aconteceu na segunda-feira, dia 30 de novembro, na véspera do feriado da próxima semana, dia 7 de dezembro, não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto. O Governo apelou ao setor privado para dispensar também os trabalhadores nesse dia.

Relativamente aos estabelecimentos comerciais, nos 127 concelhos de maior risco são obrigados a encerrar às 13h00 no sábado, no domingo e no feriado, e às 15h00 na segunda-feira, véspera do feriado.

Estão previstas três exceções a esta obrigatoriedade.

Assim, os estabelecimentos de restauração ou similares poderão funcionar fora do período compreendido entre as 8h00 e as 13h00 no fim de semana e feriado, e fora do período entre as 8h00 e as 15h00 na véspera do feriado “desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio ou para a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo (‘take -away’), não sendo, neste caso, permitido o acesso ao interior do estabelecimento pelo público”.

Poderão igualmente funcionar “os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública”.

Os postos de abastecimento de combustíveis também poderão estar abertos, mas “exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos”.

São considerados concelhos de risco “extremamente elevados” aqueles que na altura em que o atual estado de emergência entrou em vigor, em 24 de novembro, apresentavam nos 14 dias anteriores mais de 960 infeções pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes.

As medidas de contenção da pandemia da Covid-19 para o atual período de estado de emergência vigoram até às 23h59 de terça-feira.

O Governo já anunciou que irá divulgar hoje as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 que irão vigorar até aos primeiros dias de janeiro, incluindo no período do Natal e do Ano Novo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

Hóquei: FAC recebe CH Carvalhos, último classificado, este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado, a jornada n.º 19 do principal campeonato...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Sabores do concelho em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais significativa feira do setor turístico em Portugal, Famalicão está presente para...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Presidente Mário Passos subscreve petição a reclamar obras urgentes na EN 206

O presidente da Câmara de Famalicão anunciou que assinou a petição recentemente lançada por um conjunto de cidadãos que reclama...

Desportohá 8 horas

Famalicão: Campeão Nacional Tiago Reis inicia novo ataque ao “N.º1” em mais uma época do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

Este fim-de-semana marca o regresso de Tiago Reis às competições, com a sua participação na primeira prova do Campeonato de...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sexta-feira com previsão de chuva e chuveiros durante todo o dia

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de chuva onde esta se deverá fazer sentir de forma mais constante do que...

Desportohá 10 horas

Famalicenses sagram-se bicampeões de Boccia Sénior

No passado dia 28 de fevereiro, em Torres Novas, decorreu o Campeonato Nacional de Boccia Sénior Fase Final, Individual, 2023/2024,...

Paíshá 10 horas

Novas regras para a carta de condução visam condução de carros e camiões a partir dos 17 anos

Com 339 votos a favor, 240 contra e 37 abstenções, os Membros do Parlamento Europeu aprovaram uma proposta que prevê...

Paíshá 11 horas

Trio detido após assaltar casa de casal idoso em Matosinhos. Homem de 82 anos necessitou de tratamento hospitalar

Na madrugada de 28 de fevereiro, por volta das 03H30, na avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Matosinhos, o Comando Metropolitano...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Luís Montenegro e Nuno Melo trazem campanha da AD ao Mercado Municipal este sábado

A Aliança Democrática traz o seu presidente Luís Montenegro e famalicense Nuno Melo do CDS-PP em campanha eleitoral a Famalicão,...

Famalicãohá 13 horas

Lés a Lés nos Passos de Oliveira Santa Maria

No próximo fim de semana, 2 e 3 de março, a freguesia de Oliveira Santa Maria acolhe a procissão do...

Arquivo

Mais Vistos