Siga-nos nas redes

País

Mau Tempo: Proteção Civil registou 300 ocorrências desde as 00:00 de ontem

Publicado

em

 Na sequência da passagem da depressão Dora, que está a afetar Portugal continental, a Proteção Civil registou, entre as 00:00 e as 18:00 de hoje, 300 ocorrências relacionadas com a queda de árvores, de estruturas e limpezas de via.

O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Carlos Pereira avançou que Lisboa é o distrito mais afetado, “com 59 ocorrências” e “seguidamente Leiria com 31” ocorrências registadas, “derivado ao vento que se faz sentir”.

O distrito de Coimbra teve, até às 18:00, 28 ocorrências, enquanto o distrito de Setúbal registou 26 situações, também devido ao vento.

Já nos distritos de Vila Real e Viseu, houve cerca de 20 ocorrências a registar em cada um, “derivado à queda de neve”, referiu o comandante Carlos Pereira.

O comandante notou também que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam encerradas devido à queda de neve.

O novo comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, disse hoje à tarde, na sua tomada de posse, que a Proteção Civil espera o desagravamento de condições meteorológicas a partir do final do dia de sábado.

Segundo balanços anteriores da ANEPC, até às 09:00 registaram-se 44 ocorrências em território continental e 144 até às 12:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa e Leiria devido à previsão de agitação marítima forte na sequência dos efeitos da depressão Dora em Portugal continental.

Estes dois distritos estão sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil.

Por causa da agitação marítima forte, o IPMA colocou também a costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro, o norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja até às 00:00 de domingo.

O mau tempo que se vai fazer sentir no continente, pelo menos, até sábado surge na sequência da passagem em Portugal continental da depressão Dora, que vai trazer também vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura.

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, até às 06:00 de domingo.

Sob aviso amarelo (menos grave) estão ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 06:00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

ÚLTIMA HORA: Acidente na EN 14 em Calendário provocou dois feridos ligeiros

Dois feridos ligeiros foi o resultados de um acidente que envolveu o choque de duas viaturas ligeiras, na tarde, deste...

Famalicãohá 6 horas

Congresso dedicado a Camilo vai reunir especialistas nacionais e internacionais em Famalicão

Dezenas de especialistas nacionais e internacionais vão participar no Congresso Internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois” que vai decorrer...

Sociedadehá 9 horas

Famalicão: Quatro “Galheiros” de Fradelos prometem muita música e animação no Carnaval

Iran Costa, Fernando Rocha, Marotos da Concertina, Vítor Rodrigues e Sons do Rio são alguns dos artistas que vão atuar...

Desportohá 10 horas

Famalicão: escolas municipais de natação recebem certificação de ouro

As escolas municipais de natação de Famalicão renovaram a certificação de qualidade Nível 3, correspondente a “Ouro”, atribuída pela Federação...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão em Transição satisfeita com avanços na proteção da área do Penedo da Lua

A Associação Famalicão em Transição felicitou, em comunicado, a Câmara de Famalicão por ter criado um Perímetros Especial de Proteção...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Casa-Museu Soledade Malvar encerra para obras de conservação

A Casa-Museu Soledade Malvar, uma unidade museológica famalicense que alberga o espólio de arte da antiquária Maria da Soledade Ramos...

Desportohá 12 horas

Hóquei: Riba d’Ave HC joga em Itália 1ª mão dos quartos de final da WSE Cup

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RHHC); de Famalicão, joga este sábado, em Itália, a primeira mão dos quartos de final...

Bragahá 1 dia

Homem de 70 anos fica ferido após despiste em Fafe

Um homem com cerca de 70 anos ficou ferido, ao início da tarde desta sexta-feira, na sequência de uma aparatoso...

Bragahá 1 dia

Distrito de Braga: PSP alerta para o roubo de telemóveis na via pública

O Comado Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga alerta para uma possíveis situações de roubo de telemóveis na...

Desportohá 1 dia

Luís Freire espera um Famalicão que “gosta de pressionar” e de “ter a bola”

O treinador Luís Freire afirmou hoje que o Vitória de Guimarães se deve apresentar no reduto do Famalicão com a...

Arquivo

Mais Vistos