Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Marcelo afirma que processo de vacinação irá demorar “vários meses”

Publicado

em

O Presidente da República desaconselhou hoje “expectativas excessivas” quanto à vacinação, referindo que esse processo levará “vários meses”, mesmo para os grupos prioritários, e defendeu que “toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou este alerta numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, em que anunciou a renovação do estado de emergência até 23 de dezembro, com a perspetiva do seu prolongamento até 07 de janeiro.

“O que se sabe acerca de vacinas, nomeadamente das duas primeiras a aguardarem aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (AEM) confirma o que aqui disse a 20 de novembro: a sua chegada a todos os portugueses que a queiram receber, sem exclusão de ninguém, muito menos por guetos de idade, obedece a calendários prolongados no tempo”, disse.

O chefe de Estado salientou que “é, pois, uma matéria de vários meses, não de dias ou de semanas, mesmo para os projetados grupos prioritários”.

“É bom que isto fique claro para que se não criem expectativas excessivas e, portanto, desilusões imediatas. Logo, toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa, ao longo de dezembro como no arranque de 2021”, acrescentou.

O atual estado de emergência teve início no dia 24 de novembro e termina às 23:59 da próxima terça-feira, 08 de dezembro. Esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de quarta-feira, 09 de dezembro.

De acordo com a Constituição, este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “o período de renovação do estado de emergência hoje decretado termina em cima do Natal, na noite do dia 23, aconselhando – e foi esse o entendimento de partidos, do Governo, da Assembleia da República – que se trace já o que se perspetiva para além do dia 23, ou seja, por um mês, a concluir no dia 07 de janeiro de 2021”.

Contudo, ressalvou que “não se trata de deixar de cumprir a Constituição da República Portuguesa, que obriga a períodos máximos de 15 dias para estado de emergência e suas renovações” e que “antes de dia 23 haverá, como deve haver e sempre tem havido, iniciativa do Presidente da República, audição dos partidos, parecer do Governo, autorização da Assembleia da República e decreto do Presidente da República”.

A atual renovação do estado de emergência foi hoje aprovada na Assembleia da República com votos a favor de PS e PSD, abstenções de BE, CDS-PP e PAN e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

Este é o sexto decreto de estado de emergência de Marcelo Rebelo de Sousa na atual conjuntura de pandemia. Este quadro legal vigorou durante 45 dias entre 19 de março e 02 de maio, e foi novamente declarado passados seis meses, estando em vigor desde 09 de novembro.

Em Portugal, já morreram 4.803 pessoas com covid-19, num total de 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 17 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 21 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 23 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 23 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos