Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Marcelo afirma que processo de vacinação irá demorar “vários meses”

Publicado

em

O Presidente da República desaconselhou hoje “expectativas excessivas” quanto à vacinação, referindo que esse processo levará “vários meses”, mesmo para os grupos prioritários, e defendeu que “toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou este alerta numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, em que anunciou a renovação do estado de emergência até 23 de dezembro, com a perspetiva do seu prolongamento até 07 de janeiro.

“O que se sabe acerca de vacinas, nomeadamente das duas primeiras a aguardarem aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (AEM) confirma o que aqui disse a 20 de novembro: a sua chegada a todos os portugueses que a queiram receber, sem exclusão de ninguém, muito menos por guetos de idade, obedece a calendários prolongados no tempo”, disse.

O chefe de Estado salientou que “é, pois, uma matéria de vários meses, não de dias ou de semanas, mesmo para os projetados grupos prioritários”.

“É bom que isto fique claro para que se não criem expectativas excessivas e, portanto, desilusões imediatas. Logo, toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa, ao longo de dezembro como no arranque de 2021”, acrescentou.

O atual estado de emergência teve início no dia 24 de novembro e termina às 23:59 da próxima terça-feira, 08 de dezembro. Esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de quarta-feira, 09 de dezembro.

De acordo com a Constituição, este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “o período de renovação do estado de emergência hoje decretado termina em cima do Natal, na noite do dia 23, aconselhando – e foi esse o entendimento de partidos, do Governo, da Assembleia da República – que se trace já o que se perspetiva para além do dia 23, ou seja, por um mês, a concluir no dia 07 de janeiro de 2021”.

Contudo, ressalvou que “não se trata de deixar de cumprir a Constituição da República Portuguesa, que obriga a períodos máximos de 15 dias para estado de emergência e suas renovações” e que “antes de dia 23 haverá, como deve haver e sempre tem havido, iniciativa do Presidente da República, audição dos partidos, parecer do Governo, autorização da Assembleia da República e decreto do Presidente da República”.

A atual renovação do estado de emergência foi hoje aprovada na Assembleia da República com votos a favor de PS e PSD, abstenções de BE, CDS-PP e PAN e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

Este é o sexto decreto de estado de emergência de Marcelo Rebelo de Sousa na atual conjuntura de pandemia. Este quadro legal vigorou durante 45 dias entre 19 de março e 02 de maio, e foi novamente declarado passados seis meses, estando em vigor desde 09 de novembro.

Em Portugal, já morreram 4.803 pessoas com covid-19, num total de 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Famalicão: Município promove campanha de separação dos biorresíduos

A Câmara Municipal renova a promoção da sua campanha de separação de biorresíduos “Vamos Tratar do Resto”. Visando sensibilizar a...

Paíshá 3 horas

Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 3 horas

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Famalicãohá 3 horas

Magia e Diversão: O Natal Brilha em Famalicão!

A época natalícia ganha vida em Famalicão, onde a Aldeia de Natal encanta pessoas de todas as idades com momentos...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Passeio Motard de Reis encerra época festiva em Fradelos

O coletivo motard “Fumarentas do Asfalto” da freguesia de Fradelos, em Famalicão, convidam a comunidade para o seu Passeio de...

Paíshá 4 horas

GNR e PSP já iniciaram a sua operação de Natal e Ano Novo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciaram esta quarta-feira, o reforço do patrulhamento durante...

Famalicãohá 5 horas

Lions Clube de Famalicão entregou mais de 600 quilos de alimentos à Associação Dar as Mãos

O núcleo famalicense do Lions Clube procedeu, esta quarta-feira, à entrega de 600 quilos em produtos alimentares à Associação de...

Desportohá 5 horas

Guarda-redes do Famalicão afastado dos relvados por tempo indeterminado após lesão num rim

O guarda-redes do Famalicão Ivan Zlobin vai ficar afastado por “tempo indeterminado”, anunciou o clube, esta quarta-feira, referindo-se a uma...

Famalicãohá 5 horas

Coindu de Arcos de Valdevez encerra esta quinta-feira após 36 anos de trabalho

A fábrica da Coindu, instalada há 36 anos em Arcos de Valdevez para, na quinta-feira a laboração, deixando sem emprego...

Arquivo

Mais Vistos