Siga-nos nas redes

País

Fenprof: Mais de 1.000 escolas já tiveram casos de covid-19

Publicado

em

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) revelou hoje que mais de 1.000 escolas já tiveram casos de covid-19 e critica o governo por “desvalorizar o problema”, acusando este de divulgar números de credibilidade “muito duvidosa”.

“A lista de escolas em que a FENPROF já confirmou terem existido e, principalmente, estarem ativos casos de Covid-19 atingiu o milhar (1.011 escolas/agrupamentos de escolas). Apesar disso, o governo continua a desvalorizar o problema e, em relação a surtos, a divulgar números cuja credibilidade é, no mínimo, muito duvidosa”, diz a Fenprof em comunicado, insistindo “na necessidade de o Ministério da Educação divulgar a lista de escolas em que existem casos de covid-19, o seu número, por universo, e os procedimentos adotados”.

emissão em direto da famatv

A Fenprof adianta ter decidido dirigir-se a epidemiologistas, designadamente aos que participam nas reuniões do Infarmed, e ao Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, solicitando que se pronunciem em relação aos rastreios que nas escolas não são realizados, mesmo quando existem casos confirmados de covid-19.

“Todas as recomendações nacionais e internacionais vão no sentido da realização do maior número possível de rastreios e ainda ontem (quarta-feira) se soube que, na sequência da infeção contraída pela Diretora-Geral da Saúde, foram testados todos os seus contactos próximos. Nas escolas, por norma, quando surgem casos de infeção, aos contactos próximos, sejam alunos, professores ou trabalhadores não docentes, os testes são recusados, mesmo quando solicitados”, relata a Fenprof.

A federação sindical quer ainda exigir que se cumpra a Lei 35/2014, sendo “aberto um processo negocial destinado a estabelecer as condições de segurança e saúde nas escolas, a partir do início do segundo período letivo”.

Aquela estrutura representativa dos professores vai ainda requerer à provedoria de Justiça e ao parlamento que suscitem a fiscalização da constitucionalidade da norma que prevê o corte de salário a quem, por pertencer a grupo de risco, se mantenha para além de trinta dias ao abrigo do regime vigente, uma vez que esta situação parece violar a Constituição, que consagra que “todos têm direito à proteção da saúde”.

Para a Fenprof, ” existe verdadeira proteção se, por razões de natureza económica, quem integra grupo de risco deixa de beneficiar dessa proteção ou, para a manter, fica impedido de receber qualquer remuneração, uma vez que, por norma, continua a ser negada a possibilidade de exercer atividade em teletrabalho, como acontece com a generalidade dos docentes”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

“Vício de Ganhar”: Adeptos do FC Famalicão vão ficar com “água na boca” até à próxima época

Agora que se aproxima o desfio final para o emblema de Famalicão, na temporada 2023/2024, da I Liga de futebol...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão com previsões de chuva para a manhã e tarde desta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com previsões de chuva que se devem prolongar entre as 10:00 e as...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá é o melhor jogador jovem da I Liga

O médio do FC Famalicão Gustavo Sá foi nomeado como o melhor futebolista entre os jovens que integram a I...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Câmara lança concurso público para ampliação da escola de Mões

A Câmara de Famalicão vai avançar com a requalificação e ampliação da escola Básica Senador Sousa Fernandes, em Mões.A obra,...

Regiãohá 4 horas

Três homens assaltam Caixa Geral de Depósitos na Trofa

Três homens estiveram envolvidos, na tarde desta quinta-feira, no asaalto de um balcão da Caixa Geral de Depósitos no centro...

Bragahá 4 horas

Escritor bracarense Casimiro Brito faleceu hoje aos 86 anos

O poeta e ficcionista português Casimiro de Brito morreu hoje, aos 86 anos, de causas naturais, em Braga, onde residia...

Desportohá 5 horas

O Riba D’Ave hóquei clube está nos play offs de apuramento para campeão

Depois de uma época cheia de altos e baixos, depois do treinador Raul Meca ter colocado o lugar a disposição...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão de Lés a Lés na freguesia de Brufe

Nesta edição do programa “Famalicão de Lés a Lés” fomos à freguesia de de Brufe para entrevistar o presidente da...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Didáxis recebe competição de futebol infantil “Copa do Ave”

A escola de futebol Os Afonsinhos da Didáxis regressam com a 2. edição da competição de futebol infantil “Copa do...

Famalicãohá 6 horas

Associação de Famílias de Acolhimento de Famalicão celebra 11 anos de atividade este domingo

Associação de Famílias de AcolhimentoO Centro Cívico de Vila Nova de Famalicão recebe, este domingo, o evento que celebra os...

Arquivo

Mais Vistos