Siga-nos nas redes

País

EDP alerta para crescente número de tentativas de fraude referentes ao pagamento de falsos valores em dívida

Publicado

em

A EDP Comercial registou nos últimos dois meses um aumento significativo no reporte de tentativas de fraude em que é pedido o pagamento de um valor alegadamente devido à empresa, que diz ter reforçado as medidas de segurança.

“Nos meses de outubro e novembro, a EDP Comercial registou um aumento significativo no reporte pelos clientes de tentativas de fraude, em diversas fases do processo de pagamento de faturas de energia e invocando o nome da empresa com o intuito de obter um pagamento, alegadamente devido à EDP, que não existe”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

De acordo com os dados divulgados pela elétrica, até meio de novembro, contabilizaram-se 2.000 tentativas de fraude, quando em igual mês de 2023 tinham sido reportadas 1.700.

Por sua vez, em outubro verificaram-se mais de 3.000 tentativas de fraude, acima das cerca de 1.800 do período homólogo, ou seja, um acréscimo de 65%.

No entanto, a EDP afirma que estes números estão abaixo das tentativas de fraude efetivamente cometidas, uma vez que só consegue monitorizar os casos que lhe são reportados.

Face a estes números, a empresa tem uma nova campanha de comunicação em vigor e tem disponível no ‘site’ da EDP Comercial um polígrafo para que os clientes possam confirmar se os dados que receberam são verdadeiros.

“Prezado cliente, a sua fatura está pendente. Pague até 14/11 para evitar suspensão”, lê-se numa das mensagens fraudulentas recebidas pelos consumidores, que indica uma entidade, referência e valor a ser liquidado.

As entidades de pagamento da EDP Comercial são apenas 20174 e 23013 para clientes residenciais e 12223 e 21196 para os clientes empresariais.

“Para tentar minimizar o número de clientes que é envolvido neste esquema, a EDP Comercial envia periodicamente mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis – por exemplo, se forem detetadas fraudes numa determinada localização são reforçados os SMS para aquele local. Sempre que é informada de um caso, a EDP Comercial aconselha o cliente a apresentar uma queixa de burla à polícia e a contactar de imediato o seu banco”, adiantou fonte oficial da empresa.

Os consumidores podem ainda recorrer aos canais da EDP, como lojas e ‘contact centers’, para perceber se estão a ser vítimas de fraude.

A EDP aconselha ainda os clientes a recorrer ao débito direto, defendendo que este é, atualmente, o único meio de pagamento à prova de fraude.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 7 horas

Crime: Suspeito de homicídio em Braga fica em prisão preventiva

Mateus Marley Machado, suspeito de ter assassinado um jovem de 19 anos no passado fim de semana em Braga, foi...

Sociedadehá 12 horas

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 16 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 16 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 17 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 1 dia

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 1 dia

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 1 dia

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 1 dia

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Arquivo

Mais Vistos