Siga-nos nas redes

País

Hospital de São João no Porto adere ao programa “Ligue Antes, Salve Vidas” para melhor gestão das urgências

Publicado

em

O Hospital de São João, no Porto, vai integrar o “Ligue Antes, Salve Vidas”, projeto para retirar doentes das urgências encaminhando os menos graves para os centros de saúde e para o centro de atendimento da Prelada, foi hoje revelado.

A adesão ao “Ligue Antes, Salve Vidas” terá início a 10 de dezembro, dia em que estará disponível um telefone à entrada do serviço de urgência de adultos e outro na de pediatria para motivar o utente que se deslocou ao hospital sem contactar a linha SNS24 a fazê-lo.

“Não gosto da expressão ‘falsas urgências’. Não há falsas urgências. Quem está a pedir auxílio acredita que está a precisar de atendimento urgente, mas todos os doentes devem ser colocados no sítio que melhor os servir. E não é o próprio doente que muitas vezes sabe isso”, sublinhou a diretora do Serviço de Urgência do São João, Cristina Marujo.

Em entrevista à Lusa, a propósito da preparação da Unidade Local de Saúde (ULS) de São João para o inverno, a responsável salvaguardou que não está em causa negar auxílio ou fechar portas a doentes menos urgentes, mas sim “criar mais segurança no atendimento e racionalizar melhor os recursos”.

“A ordem vai ser ligar [para o] SNS24. Nós sabemos que já era, mas a partir daqui será mesmo para cumprir porque os utentes são atendidos por profissionais altamente experientes e habilitados que saberão encaminhá-los para o sítio onde melhor serão atendidos”, acrescentou.

Na prática, doentes com pulseira ‘verde’ ou ‘azul’ – o correspondente na escala de triagem de Manchester a “pouco urgente” e “não urgente” – poderão ser encaminhados para o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Hospital da Prelada, ao abrigo de uma parceria que teve início em agosto, ou para os centros de saúde da ULS São João, que, garantiu a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários, “estão preparados”.

“Neste momento, 60% dos doentes que são orientados para os cuidados de saúde primários da ULS São João já veem a sua situação resolvida por marcação de consulta. E essa orientação está a ser ainda mais promovida e os processos sempre a serem melhorados. A ideia do projeto é utilizar um recurso que foi disponibilizado, um recurso de saúde – a linha SNS24 -, e usá-lo da forma mais eficaz e com segurança para si e para o sistema”, disse a diretora dos cuidados de saúde primários da ULS, Lígia Silva.

A partir de dia 10, os cuidados de saúde primários da ULS São João têm consultas de doença aguda já contempladas nas agendas para garantir que é dada resposta, em menos de 24 horas, à referenciação pelo SNS24.

“Isso foi trabalhado junto das equipas. Estamos a garantir que o fluxo terá o mínimo de entropia possível”, apontou Lígia Silva.

Em novembro, a urgência de adultos do São João registou 474 admissões por dia. Quase 30% correspondiam a ‘verdes’ e ‘azuis’.

A ULS São João abarca freguesias de três concelhos do Grande Porto, desde a zona de Porto Oriental, à Maia e Valongo, sendo hospital de fim de linha de várias especialidades.

À Lusa, Cristina Marujo sublinhou que “ligar SNS24 vai beneficiar todos os doentes e não só os realmente urgentes”.

“Costumo dizer que hoje não sou urgente, mas amanhã posso ser e vou querer que as equipas estejam disponíveis para mim”, referiu.

Já sobre a experiência com o CAC da Prelada, dados enviado à Lusa mostram que desde agosto foram atendidos 3.044 utentes com pulseira ‘azul’ e ‘verde’ encaminhados pelo São João, o que já corresponde a mais de 50% dos utentes elegíveis.

“Na prática, foi criada uma estrutura que em conjunto connosco permite que todos os doentes têm atendimento e no melhor sítio”, acrescentou a diretora da urgência.

Nos centros de saúde, para já não está decidido avançar com qualquer plano de contingência para abrir diariamente após as 20:00.

Nos dias de Natal e passagem de ano estarão abertos os habituais Serviços de Atendimento Complementar (SAC): um em Faria Guimarães, para os utentes de Porto Oriental, outro no centro da Maia e em Ermesinde (Valongo).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Mau tempo: Siga os conselhos da Proteção Civil para as próximas horas

Perante o mau tempo esperado para esta semana, a Proteção Civil emitiu uma nota com uma série de conselhos dirigidos...

Póvoa de Varzimhá 10 horas

Póvoa e Vila do Conde: Familiares procuram mulher desaparecida desde a manhã desta segunda-feira

Familiares procuram uma mulher desaparecida desde a manhã desta segunda-feira, entre as zonas de Póvoa de Varzim e Vila do...

Paíshá 11 horas

Elementos da PSP disparam sobre veículo roubado em fuga perigosa no Porto

Elementos da Polícia de Segurança Pública do Porto disparam sobre um veículo que se encontrava registado como furtado, ao final...

Famalicãohá 12 horas

Despiste de veículo ligeiro fez um ferido na Junqueira em Vila do Conde

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta segunda-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira de passageiros, na rua...

Paíshá 13 horas

Mãe e filha feridas após atropelamento ao início da tarde em Matosinhos

Duas mulheres, mãe e filha, com 87 e 55 anos ficaram feridas, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência...

Desportohá 13 horas

Liga Revelação: Sub-23 do FC Famalicão recebem o Benfica esta quarta-feira

A equipa sub-23 do FC Famalicão inicia, esta quarta-feira, a sua Fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação com...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão sob Aviso Laranja após atualização: Chuvas fortes, ventos de 90 km/h e trovoada

Famalicão espera uma quarta-feira com condições meteorológicas mais severas do que o inicialmente anunciado esta manhã, de acordo com uma...

Bragahá 14 horas

GNR: Homem roubou cartões multibanco no interior de viaturas e fez compras em lojas pelo Minho

O Comando Territorial da GNR Braga, através do Posto Territorial de Cabeceiras de Basto, deteve um homem de 47 anos por...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Projetos culturais vão a concurso por apoio até 10 mil euros em mais um “Programar em Rede”

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou, esta terça-feira, a abertura da fase de candidaturas para a 10ª edição da iniciativa...

Barceloshá 16 horas

Duas mulheres feridas após colisão rodoviária em Viatodos

Duas mulheres ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros na Estrada...

Arquivo

Mais Vistos