Siga-nos nas redes

Economia

Pagamento da última prestação de IMI: Prazo termina hoje

Publicado

em

Para os proprietários de imóvies cujo valor a pagar seja superior a 100 euros termina esta segunda-feira o prazo para pagamento da última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O pagamento do IMI arrancou em maio, quando quase quatro milhões de contribuintes receberam uma nota de liquidação das Finanças para efetuar o pagamento da primeira prestação ou da totalidade do imposto, consoante o valor.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A primeira prestação do IMI foi paga durante o mês de maio, sendo este o único pagamento caso o valor seja inferior a 100 euros.

Se o valor do imposto se situar entre 100 e 500 euros, o pagamento pode ser feito em duas fases, durante os meses de maio e novembro.

Caso seja superior a 500 euros, então o IMI pode ser pago em três vezes, a primeira em maio, depois em agosto e por último em novembro.

De acordo com informação facultada à Lusa em maio pelo Ministério das Finanças, este ano foram emitidas 3.893.890 notas de liquidação, mais 3.303 do que no ano passado.

Do total, 900.397 notas de liquidação eram de valor inferior a 100 euros, o que significa que cerca de 23% dos contribuintes fizeram um pagamento único, em maio, do imposto.

Entre as notas de cobrança emitidas este ano (para o IMI relativo a 2019), 670.508 correspondem a um imposto de valor superior a 500 euros, sendo as restantes entre os 100 e os 500 euros.

Entre os 2.993.493 contribuintes que este ano receberam notas de liquidação de IMI de valor superior a 100 euros, 480.079 (16%) optaram por pagar o imposto numa única vez, ainda que pudessem fazê-lo de forma faseada.

O número supera as cerca de 450 mil que em 2019 foram liquidadas integralmente num único pagamento, usando a faculdade criada nesse ano em que passou a ser disponibilizada com a primeira nota de liquidação do IMI uma referência para pagamento da totalidade do imposto.

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, contemplando uma taxa única de 0,8% no caso dos prédios rústicos (terrenos) e uma taxa que oscila entre os 0,3% e os 0,45% sobre os prédios urbanos (construções e terrenos para construção).

O imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias quem decide, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro do intervalo dos 0,3% aos 0,45%.

A lei contempla várias situações em que os contribuintes podem ficar de isenção, nomeadamente quando está em causa a habitação própria e permanente de agregado familiar com rendimentos inferiores a 153.300 euros e o imóvel em causa tenha um VPT inferior a 125 mil euros, sendo a isenção concedida por três anos.

Há também uma isenção dirigida a famílias de baixos rendimentos, sendo o benefício fiscal atribuído a agregados com rendimentos anuais até 15.295 euros e com imóveis de VPT inferior a 66.500 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

ACAFADO leva Gala de homenagem a Carlos Macedo ao Centro Pastoral de Famalicão

A ACAFADO – Associação Cultural e Artistica de Famalicão realiza, esta sexta-feira, um Gala de Fado em Homenagem ao músico...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se ao longo de toda a terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de chuva, que se deverá manter durante a totalidade da noite e maior...

Barceloshá 13 horas

Suspeito de violência doméstica sobre a mulher e filho detido em Barcelos

O Tribunal de Esposende aplicou prisão preventiva a um homem de 61 anos detido pela GNR por alegada violência doméstica...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Sub-16 da EARO sobe ao pódio dos Campeonatos Regionais de Sub 16 e Torneio de Preparação em Braga

Os atletas do escalão sub-16 da Escola de Atletismo Rosa Oliveira de Famalicão, assinalaram o último sábado e domingo com...

Desportohá 14 horas

Famalicão apresenta projeto desportivo para crianças com deficiência visual

Em parceria com a Universidade de Atenas (Grécia), a associação Euphoria Net (Itália) e a Real Eyes Sport (Itália), o...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Dar as Mãos arranca com nova casa de acolhimento a pessoas  sem-abrigo 

A Associação Dar as Mãos  assinalou esta segunda-feira, 13 de maio, o seu 30.º aniversário com o lançamento da primeira...

Paíshá 16 horas

Mulher de 70 anos perde a vida atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher de 70 anos perdeu a vida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento envolvendo um camião,...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque no Torneio Olímpico Jovem Regional

Este último sábado e domingo marcou mais um fim de semana de competição para os atletas do clube Liberdade FC,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Dois detidos por condução sob excesso de álcool este fim de semana

Duas pessoas foram detidas, este fim de semana, pela Polícia de Segurança Pública, por condução de veículo automóvel sob influência...

Bragahá 19 horas

Explosão de botija de gás danifica 11 habitações em Vila Verde

A explosão de uma botija de gás que se encontrava numa garagem causou, na madrugada de hoje, danos em 11...

Arquivo

Mais Vistos