Siga-nos nas redes

País

Covid-19/Testes: Discotecas alertam para eventuais aglomerações e violência

Publicado

em

A Associação de Discotecas Nacional (ADN) alertou para eventuais aglomerações e “situações de violência” junto aos estabelecimentos de diversão noturna na sequência da exigência de testes negativos à covid-19 para entrada naqueles espaços.

“O que nós tememos hoje, véspera de feriado, com as medidas a entrar em vigor à meia-noite e com a situação de necessitarem de um teste ou certificado [na modalidade de teste] para entrar nas discotecas [e não conseguirem], é que iremos assistir a situações de violência grave, de aglomerações, como assistimos há cerca de dois meses na zona de Santos, na Rua de São Paulo, Bairro Alto, etc.”, disse o presidente da ADN, José Gouveia.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na apresentação das medidas de controlo da pandemia, após uma reunião do Conselho de Ministros, na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a entrada nos espaços de diversão noturna vai estar sujeita à apresentação de teste negativo à covid-19, mesmo para vacinados, a partir de quarta-feira, 1 de dezembro, estando depois discotecas e bares encerrados entre 2 e 9 de janeiro.

Segundo José Gouveia, “não há capacidade de testagem” de forma a que os utentes da noite “possam hoje estar todos testados para aceder às discotecas”.

Inicialmente, a ADN assumiu que as medidas do Governo “eram exequíveis”.

“Aquilo que o Governo não antecipou foi a ausência de testes – não são gratuitos -, nem antecipou a dificuldade que os nossos utentes estão a ter. Chegam-nos mensagens de norte a sul do país para fazer testes nas farmácias, alertando que tem de ser por marcação”, frisou, acrescentando que o processo não é exequível em termos de tempo.

José Gouveia sublinhou que o executivo “não antecipou este problema”, lembrando que pediu centros de testagem gratuitos em polos de diversão noturna, como Santos, Bairro Alto ou outras zonas com grande afluência durante o período entre a meia-noite e as 6 horas.

“Estamos muito preocupados. A Câmara Municipal de Lisboa criou centros de testagem gratuito [além de farmácias, há “postos móveis”], mas em zonas que fogem à rota destes jovens e mais velhos também. Pedimos, mas nada foi feito e por isso alerto as autoridades, municípios e o próprio Governo para terem muita atenção”, advertiu.

O representante pediu uma “medida intermédia” que permita a realização de auto-testes nas entradas das discotecas e uma maior comparticipação dos testes de antigénio realizados nas farmácias.

“Criaram uma situação muito complicada que ninguém está a antever ou a antecipar. Ainda vamos a tempo, temos ainda 12 horas para tomar uma medida intercalar, extraordinária para que hoje se impeça que possamos assistir a situações bem mais graves do que aquelas que assistimos em Santos”, disse José Gouveia.

“Os jovens estão revoltados, eles querem testar-se e não conseguem”, concluiu.

José Gouveia deu como exemplo o caso de uma discoteca em Vila Nova de Milfontes que dista cerca de 28 quilómetros da farmácia mais próxima a realizar testes comparticipados, já em Odemira. Numa outra discoteca em Paços de Ferreira o local mais perto para testagem é a 35 quilómetros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 minutos

Famalicão: Museus “em festa” entre 17 e 18 de maio

A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, expõe entre os dias 18 e 25 de maio o...

Desportohá 53 minutos

Basquetebol: FAC termina época com vitória sobre o Académico FC

A equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube disputou, neste último sábado, a última jornada da 2ª Fase do...

Guimarãeshá 1 hora

Famalicão: Designer Tiago Bessa de Guimarães foi responsável pelo “look” de Iolanda na Eurovisão

É natural de Guimarães o designer responsável pela look apresentado pela cantora portuguesa Iolanda, na final da Eurovisão, revela o...

Desportohá 2 horas

Bilhar: Artur Figueiredo garante lugar na meia final do 4º Open Individual da 1ª Divisão

Artur Figueiredo da equipa de bilhar do Famalicense Atlético Clube está na meia final do 4º Open Individual da 1ª...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Equipa de xadrez da Didáxis mantém liderança no Distrital

Este último sábado e domingo foi marcado por mais uma competição para o clube de xadrez da Didáxis (CX A2D),...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida 9 de Julho faz um ferido

Uma pessoa foi vítima de um atropelamento por um veículo ligeiro, na noite desta segunda-feira, na Avenida 9 de Julho,...

Famalicãohá 15 horas

ACAFADO leva Gala de homenagem a Carlos Macedo ao Centro Pastoral de Famalicão

A ACAFADO – Associação Cultural e Artistica de Famalicão realiza, esta sexta-feira, um Gala de Fado em Homenagem ao músico...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se ao longo de toda a terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de chuva, que se deverá manter durante a totalidade da noite e maior...

Barceloshá 17 horas

Suspeito de violência doméstica sobre a mulher e filho detido em Barcelos

O Tribunal de Esposende aplicou prisão preventiva a um homem de 61 anos detido pela GNR por alegada violência doméstica...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Sub-16 da EARO sobe ao pódio dos Campeonatos Regionais de Sub 16 e Torneio de Preparação em Braga

Os atletas do escalão sub-16 da Escola de Atletismo Rosa Oliveira de Famalicão, assinalaram o último sábado e domingo com...

Arquivo

Mais Vistos