Economia
Preço dos alimentos está a aumentar mais do que a inflação

Portugal tem a 3ª maior diferença na UE, apenas a Alemanha e a Suécia têm uma diferença maior do que Portugal, em termos de aumento dos preços em geral e do aumento do preço dos alimentos.
Os dados compilados mostram que a diferença entre a inflação geral e alimentar entre Maio e Agosto foi de 4,84 pontos percentuais, colocando Portugal em terceiro lugar entre os vários Estados-membros. Na prática, isto significa que os preços dos alimentos subiram mais do que os preços em geral.
A Alemanha lidera a lista com 7,27 pontos, seguida pela Suécia com uma diferença de 5,00 pontos. A média na União Europeia (UE) é de 5,24 pontos, de acordo com o jornal espanhol.
Os preços continuam a subir e, actualmente, a compra de um cabaz de alimentos essenciais já custa 209,98 euros, de acordo com um controlo de preços da DECO Proteste.
“A compra de um cabaz de produtos alimentares essenciais requer actualmente uma despesa de 209,98 euros. Este valor corresponde a mais 14,35% em comparação com o registado na véspera do início do conflito armado com a Ucrânia”, diz a organização de defesa do consumidor.
Isto significa que, entre 23 de Fevereiro e 16 de Novembro, desde o início da guerra, o cabaz alimentar aumentou em 26,35 euros.

-
Desportohá 7 dias
Presidente da República destaca “dedicação” do antigo treinador do FC Famalicão José Carlos
-
Paíshá 5 dias
Criança de 11 anos desaparecida foi encontrada por cão da GNR
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Escuteiros de Vale S. Cosme celebram 25 anos do “Chama da Juventude”
-
Paíshá 6 dias
Apagão: Primeiro-ministro diz que escolas devem abrir esta terça-feira. Reposição total da energia nas próximas horas