Economia
Preço dos alimentos está a aumentar mais do que a inflação

Portugal tem a 3ª maior diferença na UE, apenas a Alemanha e a Suécia têm uma diferença maior do que Portugal, em termos de aumento dos preços em geral e do aumento do preço dos alimentos.
Os dados compilados mostram que a diferença entre a inflação geral e alimentar entre Maio e Agosto foi de 4,84 pontos percentuais, colocando Portugal em terceiro lugar entre os vários Estados-membros. Na prática, isto significa que os preços dos alimentos subiram mais do que os preços em geral.
A Alemanha lidera a lista com 7,27 pontos, seguida pela Suécia com uma diferença de 5,00 pontos. A média na União Europeia (UE) é de 5,24 pontos, de acordo com o jornal espanhol.
Os preços continuam a subir e, actualmente, a compra de um cabaz de alimentos essenciais já custa 209,98 euros, de acordo com um controlo de preços da DECO Proteste.
“A compra de um cabaz de produtos alimentares essenciais requer actualmente uma despesa de 209,98 euros. Este valor corresponde a mais 14,35% em comparação com o registado na véspera do início do conflito armado com a Ucrânia”, diz a organização de defesa do consumidor.
Isto significa que, entre 23 de Fevereiro e 16 de Novembro, desde o início da guerra, o cabaz alimentar aumentou em 26,35 euros.

-
Famalicãohá 1 semana
Nova rede de transportes Mobiave arranca oficialmente esta terça-feira
-
Guimarãeshá 1 semana
Atualização: Duas pessoas feridas após colisão rodoviária que deixou a EN206 cortada em Ronfe
-
Desportohá 6 dias
FC Famalicão: “Processo ofensivo” em grande plano na deslocação a Arouca diz Hugo Oliveira
-
Famalicãohá 2 dias
Minho: Quadrilátero Urbano rebatizado de Pentágono Urbano. Viana une-se ao projeto