Siga-nos nas redes

País

Norte de Portugal e a Galiza querem ligação por “comboio do século XXI”

Publicado

em

O Norte de Portugal e a Galiza reivindicaram hoje um “comboio do século XXI”, apelando aos governos português e espanhol uma ligação de alta velocidade ferroviária entre Porto e Vigo para 2030.

“Temos de ter uma permanente atenção para que este assunto esteja sempre na agenda. Para que em 2030 já haja pelo menos uma parte da ligação [de alta velocidade ferroviária entre Porto e Vigo]. E que, nos primeiros anos de 2030, essa ligação seja totalmente consumada”, afirmou António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), à margem da assinatura de um protocolo para melhorar as condições laborais dos trabalhadores transfronteiriços galegos e portugueses.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



António Cunha assinalou que a ligação ferroviária entre o Norte de Portugal e a Galiza tem um “traçado feito no século XIX”, ao passo que existe uma “industria e um tecido económico que quer competir com as lógicas do século XXI”.

“Temos de ter uma infraestrutura do século XXI”, reivindicou.

O responsável falava aos jornalistas em Vigo, à margem da assinatura de um protocolo entre o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (AECT GNP) e o Conselho Sindical Interregional Galicia – Norte de Portugal.

Já a Xunta de Galicia agradeceu ao governo português “a sua vontade em fazer o TGV Lisboa – Porto – Vigo”, esperando que a escolha se mantenha com o próximo governo.

“Espero que o novo governo português confirme a vontade de trabalhar nesse sentido. E gostávamos que o governo espanhol fizesse o seu trabalho, para ter um comboio do século XXI”, afirmou Jesus Gamallo, diretor geral de Relações Exteriores e com a União Europeia da Xunta de Galicia.

Em 07 de novembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) apontou para 2027/2028 o arranque das obras da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, revelando que decorrem já estudos nos dois países.

“A previsão é que tudo esteja pronto para que em 2027 – 2028 as obras possam arrancar”, afirmou Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, à margem das jornadas Redes de Transporte e Logística na Fachada Atlântica, organizadas pela Associação Espanhola de Transporte e pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

O responsável referiu que a obra “dificilmente estará concluída em 2030”, mas observou que nada obriga a que só fique pronta em 2040, o prazo estipulado pela União Europeia para concluir a “rede alargada do corredor atlântico transfronteiriço”.

De acordo com o vice-presidente da IP, “Portugal lançará no início de 2024 primeiro concurso para nova linha alta velocidade entre Lisboa e Porto” e, na “fase seguinte”, vai “preparar a ligação entre Braga e a fronteira e entre Campanhã e o aeroporto Sá Carneiro”.

“Estamos a preparar esses projetos. E Espanha está com o seu estudo informativo a ser elaborado”, disse.

Em maio, o Governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída sul de Vigo, um troço ferroviário de alta velocidade entre a cidade e Valença, parte da linha projetada que ligará a Galiza ao Porto.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha, consultado pela Lusa, a realização do estudo foi adjudicada por 884,2 mil euros “com um prazo de execução de 18 meses”.

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Incêndio em Vale S. Martinho provoca dois feridos

Um incêndio num anexo de uma habitação em Vale S. Martinho, mais precisamente na rua Eça de Queirós, provocou dois...

Paíshá 8 horas

Gasóleo desce três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos a partir de segunda-feira

Ao fim de seis semanas de ganhos, os preços dos combustíveis vão finalmente descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais...

Barceloshá 8 horas

Barcelos: Trabalhador cai de altura de nove metros e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave, este sábado, na sequência de uma queda de nove metros de um edifício em...

Famalicãohá 11 horas

Associação Famalicão em Transição debate futuro das linhas de água e o Ecoparque de Cabeçudos

A Associação Famalicão em Transição retoma, este sábado, as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro...

Regiãohá 11 horas

Neve cobre de branco e beleza várias localidades

É verdade que falta pouco mais de um mês para a chegada da Primavera. Mas, esta sexta-feira e sábado a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Atropelamento em Joane provoca ferimentos em mulher de 70 anos

Um atropelamento, na vila de Joane, Famalicão, provocou, este sábado, ferimentos a uma mulher de 70 anos. Não se sabe,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria é palco, este fim de semana, das Solenidades do Senhor dos Passos

A freguesia de Arnoso Santa Maria celebra, este fim de semana, as Solenidades do Senhor dos Passos. Entre os eventos...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão perde em Arouca e João Pedro Sousa diz que a sua equipa “encolheu-se” na primeira parte

O Famalicão perdeu, esta sexta-feira, contra o Arouca, por 3-2, num jogo em que os arouquenses completaram a reviravolta no...

Paíshá 14 horas

Euromilhões. Já sabe qual é a chave vencedora desta sexta-feira?

Os números 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e as estrelas 1 e 12 é a chave...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 3-2 FC Famalicão

Veja em baixo os lances de golo da partida entre o FC Famalicão e o FC Arouca a contar para...

Arquivo

Mais Vistos