País
Falta de aditivo pode parar um terço dos veículos a gasóleo. Transportadoras estão em risco
Um aditivo usado na maior parte dos motores a gasóleo dos veículo de transporte de mercadorias e pessoas, denominado AdBlue, está a ficar cada vez mais escasso no mercado, facto que pode ameaçar algumas empresas deste ramo, avança a SIC Notícias.
Na génese do problema está o aumento dos preços do gás e eletricidade, que levou vários produtores europeus a terminar a sua produção.
Estas empresas deixarão mesmo de funcionar, já que este produto, que tem como objetivo reduzir as emissões de óxido de azoto é essencial para que este veículos possam trabalhar.
“É um produto que é misturado no carro e que quando começar a aparecer o sinal na estrutura da viatura, se não tiver lá o produto ele para automaticamente”, explicou Carlos Ramos, da Federação Portuguesa do Táxi.
Pedro Polónio, da Associação Nacional de Transportes Públicos de Mercadorias, salienta que “é uma coisa que é muito desconhecida do público, mas que pode provocar uma disrupção muito grande”, podendo até tornar-se numa “coisa absolutamente catastrófica”, afirma.
De acordo com a mesma peça, um terço das viaturas pode parar se este produto não estiver disponível.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Colisão envolvendo camião faz dois ferido em Cruz
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Três jovens entre 17 e 21 anos detidos pela PSP por furto de metais
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Bente apresenta o seu “Concerto de Reis” com o tenor Carlos Ferreira a 31 de janeiro
-
Paíshá 1 dia
Portugueses reciclaram mais de 476 toneladas de lixo em 2024