Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Fátima e Jornada Mundial da Juventude unem esforços para evento de 2023

Publicado

em

Com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, prevista para 2023 em Lisboa, condicionada pela situação imprevista emergente da pandemia, o Santuário de Fátima vai sintonizar os próximos três anos da sua ação pastoral com este projeto, anunciou hoje o reitor.

Na apresentação do ano pastoral e do plano pastoral para os próximos três anos, feita ‘online’, o padre Carlos Cabecinhas explicou que se inicia agora um novo triénio que tem como horizonte a realização da JMJ, cujo tema é “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

O reitor citou depois as palavras que o Papa Francisco dirigiu aos jovens ao anunciar o tema: “Não ignorem a voz de Deus que vos impele a levantar-se e a seguir os caminhos que preparou para vós. Como Maria e junto a ela sejam todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor”.

Segundo Carlos Cabecinhas, foi aqui que o santuário se inspirou para “definir o título e tema deste triénio, ‘Como Maria, portadores da alegria e do amor’”, acrescentando que foram igualmente acolhidos os temas propostos pelo Papa para os anos de preparação que antecedem a JMJ.

“(…) Para assim estarmos plenamente sintonizados com o itinerário de preparação das jornadas, mas também porque estes temas nos permitem refletirmos sobre as características do tempo presente”, justificou o reitor, considerando que “a situação imprevista, emergente da pandemia que assola o mundo, constitui um profundo desafio pastoral que pede para ser globalmente considerado na vida e na ação do santuário”.

Na apresentação, o sacerdote adiantou que “um dos aspetos centrais da mensagem de Fátima, que este ciclo procura sublinhar, é o seu apelo ao essencial e à conversão dos corações”, defendendo que “a crise emergente da pandemia oferece uma oportunidade para acolher este apelo”.

Para o triénio 2020-2023, os objetivos globais têm como horizonte comum a todos eles “a tentativa de discernir os desafios novos à interpretação e proposta da mensagem de Fátima emergentes da atual situação cultural e económico-social gerada pela pandemia e, por outro lado, o desejo de sintonizar o santuário com o processo de preparação” da JMJ.

Entre os objetivos estão o reforço da “proposta da mensagem de Fátima como apelo à conversão e aperfeiçoar os processos internos que ajudem os peregrinos a vivê-la”, “configurar o estilo, as propostas pastorais e as estruturas do santuário como lugar de acolhimento dos peregrinos em situação de fragilidade ou sofrimento” e “desenvolver processos de integração e participação dos jovens na vida e na missão do santuário”, prosseguiu o reitor.

Para cada um dos três anos, o santuário definiu um tema, escolheu uma frase bíblica e um excerto das “Memórias da Irmã Lúcia”, uma das videntes de Fátima.

No ano de 2020-2021, o tema é “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”, adiantou Carlos Cabecinhas, observando que o santuário quer focar a “atenção na fragilidade”.

“Pretende-se, ao longo deste ano, apresentar a mensagem de Fátima como expressão da solicitude de Deus para com a humanidade em sofrimento”, referiu, tendo enumerado um conjunto de iniciativas previstas.

No ano seguinte, o tema será “Levanta-te! És testemunha do que viste” e, no terceiro ano, 2022-2023, ano da JMJ, o tema é o definido pelo Papa para aquele que é considerado o maior evento organizado pela Igreja Católica.

No final, o reitor do santuário admitiu que “o próximo ano será ainda profundamente marcado pela situação pandémica” e que se enfrentarão “muitas dificuldades, aos mais diversos níveis”.

“Mas acreditamos que a mensagem de Fátima é mensagem de esperança e de ânimo”, afirmou, desejando o regresso ao santuário “sem limitações o mais depressa possível”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira com aumento das “mínimas”

Depois de alguns dias mais secos, a chuva deve regressar a Famalicão esta quinta-feira, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Veículo em contramão na Avenida Marechal Humberto Delgado causou momentos de perigo

Uma infração de trânsito perigosa foi registada, recentemente, numa das vias principais que atravessam a cidade de Famalicão. Tudo aconteceu...

Paíshá 6 horas

Processo para beatificação de jovem portuguesa Maria Vieira já foi entregue no Vaticano

O processo diocesano com vista à beatificação da jovem terceirense Maria Vieira, que faleceu em 05 de junho de 1940,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão espera um Carnaval com “máximas” de 19 graus e céus limpos

Com a aproximação das celebrações do Carnaval, que decorrem sobretudo entre esta segunda e terça-feira, com muita animação e desfiles...

Bragahá 8 horas

Braga: Criança de 4 anos alvo de alegados insultos racistas e agressões em centro escolar

Funcionárias do Centro Escolar de Ferreiros (CEF), no concelho de Amares, distrito de Braga, relataram hoje em tribunal os maus-tratos...

Regiãohá 9 horas

Vila do Conde: Homem de 20 anos detido em Vairão com mais de 700 doses de droga

Um homem de 20 anos foi detido e constituído arguido, no domingo, após ter sido apanhado na posse de mais...

Desportohá 9 horas

Famalicão: Escalões infantis da PatinAVE sobem ao pódio em fim de semana de competição

Os atletas dos escalões mais jovens da Academia de Patinagem do Ave estiverem em mais uma competição, no último fim...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Motociclista gravemente ferido após colisão com carro em Outiz

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e uma...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sindicato realiza ação de protesto em frente à ACT esta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) leva a cabo, esta quinta-feira às 15:00, uma...

Paíshá 11 horas

Cocaína responsável pelo crescente número de mortes por overdose

As mortes por overdose aumentaram 16% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando 80, revela hoje um relatório, que...

Arquivo

Mais Vistos