Siga-nos nas redes

Economia

Alimentação infantil passa a ter IVA reduzido

Publicado

em

O PSD e o CDS-PP alteraram o sentido de voto e fizeram aprovar, esta quarta-feira, uma proposta da Iniciativa Liberal (IL), que visa baixar o IVA sobre alimentação infantil para a taxa reduzida, isto é, para 6%.

A proposta, que foi avocada hoje, foi aprovada por “unanimidade”, numa votação que terminou com aplausos da bancada dos liberais.

Na votação de hoje, os partidos que suportam o Governo (PSD e CDS-PP) mudaram o seu sentido de voto de contra para a favor, enquanto o PS mudou de abstenção para voto favorável.

O anúncio da mudança de sentido de voto da Aliança Democrática (AD) tinha sido feito por Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, durante o debate das normas avocadas, no terceiro dia de discussão em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

A proposta da IL visa reduzir para a taxa mínima o imposto sobre os “produtos alimentícios destinados a lactentes e crianças de pouca idade, incluindo as fórmulas de transição, os alimentos para fins medicinais específicos e os substitutos integrais da dieta para controlo do peso”.

Esta era uma proposta que os liberais tinham vindo a apresentar sistematicamente, desde 2020, sem sucesso.

Ao longo do debate, o INEM foi um dos temas “quentes”, com os partidos a elogiarem a aprovação da proposta dos parceiros de Governo para a consignação de receita do instituto.

Do lado do PSD, Miguel Guimarães enalteceu o “consenso” alcançado no parlamento e, em resposta à deputada Marisa Matias, do BE, indicou que a refundação do INEM vai ser apresentada pela ministra da Saúde “em momento oportuno”.

Já Sandra Ribeiro, do Chega, alegou que o INEM “parou no tempo”, enquanto João Almeida, do CDS-PP, apontou que a falta de recursos humanos no instituto agravou-se nos últimos anos e que “os meios materiais foram-se degradando”, insistindo que é “essencial” que o INEM “possa voltar a ser um serviço de ponta”.

Por sua vez, Paula Santos, do PCP, considerou “fundamental” valorizar as carreiras dos técnicos de emergência pré-hospitalar. Também Paulo Muacho, do Livre, pediu “melhores condições” para estes profissionais, instando os partidos a aprovarem a proposta do Livre nesse sentido.

A proposta relativa à majoração em 20% das despesas das empresas com seguros de saúde dos trabalhadores e a relativa à isenção de IRS nos prémios de produtividade, desempenho, participações nos lucros e gratificações de balanço, acabaram por ser aprovadas na terça-feira, após mudança do sentido de voto por parte do Chega, e foram outras das normas avocadas e confirmadas hoje.

Durante o debate, do lado do PS, Fernando José, defendeu que votar a favor da majoração das despesas com seguros de saúde no IRC seria “estar a favor dos privados” e criticou o Governo por abandonar “receita de IRS e IRC que poderia ser usada no SNS”.

Já Paulo Núncio, do CDS – PP, acusou os partidos de esquerda de “diabolizar os seguros de saúde e os hospitais privados”, considerando que esta é uma “forma de aumentar a liberdade de escolha” dos portugueses no que toca aos cuidados de saúde. “Deixem-se de preconceitos ideológicos”, instou.

De recordar que estas duas medidas estavam previstas no acordo tripartido de valorização salarial e crescimento económico assinado entre Governo, confederações patronais e UGT.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Nova rede de transportes Mobiave arranca oficialmente esta terça-feira

A nova rede de autocarros Mobiave arranca oficialmente hoje em Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, depois de...

Paíshá 13 horas

Criminalidade nas escolas atingiu o nível mais alto dos últimos 10 anos

As ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, sendo este o número mais elevado...

Bragahá 14 horas

PSP: Homem de 55 anos suspeito de furtos na Sé de Braga

 A PSP deteve um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em estabelecimentos comerciais na zona da Sé,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira

Depois de um dia de céus limpos e máximas elevadas, Famalicão espera, esta terça-feira, um dia mais nublado e com...

Paíshá 15 horas

Porto: Colisão entre camião e ligeiro fez um ferido e deixou o trânsito condicionado na VCI

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um camião e um carro,...

Regiãohá 17 horas

Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária

A Polícia Judiciária procedeu á detenção de um homem, este domingo, por suspeita dos crimes de coação sexual e importunação,...

Paíshá 17 horas

Auchan desafia turmas do 1.º ciclo para criação de um conto de Natal

A Auchan lança, pela primeira vez, a iniciativa Concurso de Contos Auchan, que se destina às turmas de 1.º ciclo,...

Paíshá 18 horas

Nuno Melo diz que oposição tem medo do debate: “O receio faz parte da vida”

 O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a única explicação para a oposição não querer participar nos debates...

Regiãohá 21 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 21 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Arquivo

Mais Vistos