Siga-nos nas redes

País

Provedora de Justiça considera inconstitucional isenção da renda nos centros comerciais

Publicado

em

Depois de uma queixa da APCC, a provedora de Justiça pediu ao Tribunal Constitucional que declare a inconstitucionalidade da norma que isenta os lojistas do pagamento de renda nos centros comerciais, devido à pandemia.

Assim, na sequência desta iniciativa da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), Maria Lúcia Amaral pede “a fiscalização abstrata da constitucionalidade da norma contida no n.º 5 do artigo 168º – A da Lei n.º 2/2020, de 31 de março, que aprovou o Orçamento do Estado para 2020, na redação que lhe foi dada pela Lei n.º 27 – A/2020, de 24 de julho, que aprovou o Orçamento do Estado Suplementar, por entender que a referida norma contém restrições inconstitucionais do direito à propriedade privada e da liberdade de iniciativa económica privada”, lê-se no documento, a que a Lusa teve acesso.

Para a provedora, a norma infringe estes direitos, consagrados nos artigos 62º, n.º 1 e 61º, n.º 1 da Constituição, ao não cumprir as exigências decorrentes dos princípios da proporcionalidade e de igualdade.

Entre os argumentos apresentados, a Maria Lúcia Amaral defende que “ao isentar os lojistas instalados em centros comerciais do pagamento da remuneração mínima que era devida aos proprietários ou gestores dos referidos centros nos termos dos contratos celebrados e já em execução, o legislador restringiu os direitos fundamentais à propriedade privada e à livre iniciativa de que são titulares aqueles proprietários e gestores”, lê-se no requerimento.

Ainda que reconhecendo que, “nas dificílimas circunstâncias da pandemia” o objetivo desta norma fosse “ajudar os lojistas instalados em centros comerciais”, atenuando prejuízos e apoiando a sua recuperação, a provedora considera que se exige que “as restrições não excedam, na necessidade, a sua justa medida”.

Maria Lúcia Amaral aponta ainda várias outras inconsistências na medida, como o facto de só valer para lojistas com remuneração dual, ou seja, fixa e variável, excluindo “quem se instale em centro comercial ao abrigo de outro modelo negocial, ainda que as perdas por esse contraente sofridas tenham sido iguais ou até mais intensas”, segundo o documento.

A provedora diz ainda que não ficam claros os motivos pelos quais “o legislador decidiu tratar de um certo modo os lojistas de rua, e de outro, completamente diferente (e bem mais gravoso para um certo setor de atividade) os lojistas de centros comerciais”.

Maria Lúcia Amaral pediu ainda ao Tribunal Constitucional que seja atribuída “prioridade na apreciação e decisão deste processo”.

A APCC anunciou em 16 de setembro que tinha apresentado uma queixa na Provedoria da Justiça sobre a lei no Orçamento de Estado Suplementar que isenta os lojistas de pagamento de renda mínima por a considerar inconstitucional.

Em comunicado, a APCC adiantou que tinha apresentado na Provedoria de Justiça uma queixa contra o n.º5 do artigo 168.º” da lei do Orçamento de Estado Suplementar, “que isenta os lojistas presentes nos centros comerciais de pagamento da renda mínima, denunciando a inconstitucionalidade do referido normativo”.

A associação apelou ainda à provedora de Justiça para que “tome em consideração as preocupações manifestadas, diligenciando juntos dos órgãos estaduais competentes para correção de uma situação que se reputa injusta, pouco clara, e de duvidosa compatibilidade constitucional e, caso assim o considere adequado, possa, em qualquer caso, requerer ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da norma”, lê-se no comunicado.

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais sustenta a decisão de apresentar a queixa na Provedoria de Justiça “nos pareceres jurídicos elaborados” pelos constitucionalistas Jorge Miranda, Rui Medeiros e Jorge Reis Novais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 40 minutos

Jovem de Fafe desaparecido há 3 dias já foi encontrado pelos seus familiares

Já foi localizado pelos sues familiares, o jovem residente em Fafe que se encontrava desaparecido, desde a madrugada da última...

Bragahá 57 minutos

Nova estação para comboios de alta velocidade em Braga ficará separada da atual

A Infraestuturas de Portugal (IP) confirmou à Lusa que a estação ferroviária de Braga para a alta velocidade ficará separada...

Economiahá 1 hora

Poder de compra em Portugal subiu para 80,5% da média europeia

O poder de compra em Portugal foi 80,5% da média europeia em 2023, mais 3,1 pontos percentuais que em 2022,...

Economiahá 1 hora

Setor da construção português apresentou uma das maiores subidas da UE

Portugal registou em outubro a maior subida homóloga (6,9%) da produção na construção e a terceira maior (4,6%) em cadeia,...

Paíshá 1 hora

Solidariedade: ASAE doou mais de 1.800 peças de calçado e vestuário apreendido

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) doou mais de 1.800 peças de calçado e vestuário a diferentes instituições...

Famalicãohá 3 horas

Conheça a mensagem de Natal de Mário Passos para a Fama Rádio e Televisão

Neste final de mais um mês de dezembro, Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão dirigiu os seus...

Bragahá 3 horas

Museu D. Diogo de Sousa em Braga adquire coleção avaliada em 6 milhões de euros

O Museu D. Diogo de Sousa, em Braga passou a ser o dono formal de uma coleção de arqueologia do...

Regiãohá 16 horas

Vila do Conde de luto após funeral de menina de 11 anos vítima de um acidente rodoviário

A comunidade da freguesia de Gião, em Vila do Conde, encontra-se de luto após o falecimento de Isabel Gonçalves da...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Um ferido grave após atropelamento na Avenida 25 de Abril

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento na Avenida 25 de Abril,...

Bragahá 17 horas

Familiares procuram jovem desaparecido desde a última sexta-feira em Fafe

Familiares e amigos tentam encontrar Filipe Marinho, um jovem de Fafe desaparecido desde as 03:00 da madrugada desta sexta-feira. De...

Arquivo

Mais Vistos