Siga-nos nas redes

País

Processo de vacinação contra a Covid vai acelerar e pode atingir 90%

Publicado

em

O coronel Carlos Penha-Gonçalves prometeu este sábado intensificar o processo de vacinação contra a Covid-19 e manifestou-se convicto de que é possível atingir os 90% da população vacinada.

“Estamos a acelerar o processo, estamos a reforçar todas as estruturas, e especialmente em pessoal, todos os centros de vacinação”, afirmou o militar que coordena o Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde.

Carlos Penha-Gonçalves falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de Vacinação de São Domingos de Rana, em Cascais, onde deixou um apelo para que a população responda ao processo em curso e faça o agendamento para a vacina.

“Vamos acelerar, vai haver alguns constrangimentos e quanto mais pessoas recorrerem ao auto agendamento, quando mais pessoas forem ao portal da saúde para se agendarem melhor e mais organizado vai ser o processo”, declarou.

O responsável acredita que é ainda tempo de as pessoas que não se vacinaram aderirem ao processo, por forma a alcançar uma cobertura de 90%.

“As pessoas sabem, especialmente as mais idosas, com mais de 80 anos, que esta doença mata e que não vale a pena arriscar”, sublinhou.

O processo vai ser intensificado. “Estamos a vacinar aos fins-de-semana e vamos alargar, em termos de infraestruturas a capacidade vacinal em breve. É isso que estamos a mapear no país todo”, referiu, indicando que está a ser avaliado em que locais será necessário haver mais centros de vacinação e aumentar a capacidade.

“Este fim de semana agendamos cerca de 120.000 pessoas, é muito próximo da capacidade máxima que temos”, revelou, admitindo que pode haver “alguns constrangimentos”.

O responsável visitou as instalações de São Domingos de Rana juntamente com a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, numa visita que foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreira.

Ouviu algumas críticas de munícipes sobre “desorganização” e tempos de espera, apesar do agendamento prévio, enquanto a diretora-geral da saúde desejava “um bom natal” e “boa saúde” aos utentes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 45 minutos

Agência Reuters destaca Padre Guilherme da Póvoa de Varzim: “Espalha a fé ao som da música”

O padre português Guilherme Peixoto ganhou fama ao passar música eletrónica perto da sua igreja numa pequena vila portuguesa. Agora,...

Famalicãohá 3 horas

Carlos Vieira de Castro homenageado. “Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”

“Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”. Foi desta forma que o famalicense Carlos Vieira de Castro olhou para...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão vence equipa de sub-23 por 4-0 no primeiro jogo de pré-época

O FC Famalicão derrotou, na manhã deste sábado, a equipa de sub-23, por esclarecedores 4-0, num encontro particular realizado no Estádio Municipal...

Barceloshá 6 horas

Barcelos: Emília Silva celebra este sábado 104 anos

Emília Silva celebra, este sábado 13 de julho, 104 anos de vida. Natural de Creixomil, vive em Fornelos, freguesia de...

Desportohá 7 horas

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção nos nacionais de futebol

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção no Campeonato Nacional.A formação joanense, que subiu, passados dez anos,...

Regiãohá 7 horas

Menor suspeito de matar jovem da Trofa será internado em centro educativo

O menor, de 15 anos, alegado autor da facada que matou o jovem Gonçalo Lima, de 18 anos, da Trofa,...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Caminhada Noturna juntou centenas de pessoas para encerrar o Move-te

Realizou-se esta sexta-feira à noite a 2ª edição da Caminhada Noturna, num percurso que contou com mais de duas centenas...

Paíshá 11 horas

Euromilhões. Confira a chave vencedora desta sexta-feira

A chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 12 de julho, é composta pelos números 12 – 18 – 24 – 25 –...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Novais recebe mais uma edição do Turbina

A freguesia de Novais, em Famalicão, recebe, este sábado, 13 de julho, a 8º Edição do Turbina, um passeio e...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão. Região Empreendedora Europeia assinalada com nova peça escultórica na Praça D. Maria II

A Câmara de Famalicão colocou na Praça D. Maria II mais uma peça escultórica, desta vez referente ao título de...

Arquivo

Mais Vistos