Siga-nos nas redes

Economia

Novo Banco “confia” que Fundo de Resolução continue a transferir verbas

Publicado

em

Depois de o parlamento anular a transferência de 476 milhões de euros em 2021, foi hoje comunicado, o Novo Banco “confia” que o Fundo de Resolução continue a fazer a transferência de verbas contratualizadas ao abrigo do acordo de venda.

“O banco cumpriu, e continua a cumprir, os seus compromissos. Adicionalmente, com base nos últimos três anos de cumprimento das suas obrigações de pagamento pelo Fundo de Resolução, o banco confia que o Fundo de Resolução continuará a fazê-lo”, pode ler-se num comunicado enviado pelo Novo Banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A instituição presidida por António Ramalho “destaca a declaração do primeiro-ministro português à presidente do BCE Banco Central Europeu, Christine Lagarde”.

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu na quinta-feira à presidente do BCE, Christine Lagarde, que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco.

“Portugal é um Estado de direito que cumpre as suas obrigações contratuais. Falei com a presidente do BCE, @Lagarde, a quem garanti o escrupuloso cumprimento dos compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco”, escreveu António Costa na sua conta oficial no Twitter.

No texto hoje comunicado ao mercado, o banco dá conta que “tomou conhecimento da aprovação da Proposta de Lei n.º 61/XIV/2.ª do orçamento do Estado português para 2021, que visa retirar ao Fundo de Resolução a autorização de transferência de fundos adicionais para o Novo Banco, nos termos do Mecanismo de Capital Contingente (“CCA”)”.

O Novo Banco afirma ainda que a sua “boa posição de liquidez” o permite “continuar a apoiar a economia portuguesa, os seus clientes empresas e particulares”.

Hoje, António Ramalho já tinha dito que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um “percalço”.

“O percalço que aconteceu no parlamento é um percalço que naturalmente terá que ser analisado com profundidade, o que faremos”, disse António Ramalho hoje aos jornalistas, em declarações transmitidas pela RTP.

O presidente da instituição bancária recordou que “o que o parlamento decidiu foi, de alguma forma, o congelamento da transferência devida ao Novo Banco, se for devida”.

“Isso só é determinado nas contas no final do ano, após um conjunto de escrutínios que pretendem ser feitos”, disse o líder do banco que sucedeu ao Banco Espírito Santo (BES), acrescentando que o Novo Banco é o banco mais escrutinado de Portugal” e, de acordo com a sua opinião, “o mais escrutinado da Europa”.

O plenário do parlamento confirmou na quinta-feira a votação na especialidade da proposta orçamental do BE que anula a transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco.

Numa votação confusa e que teve de ser repetida, depois de avocada e debatida no plenário, PSD, PCP, PEV, Chega e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira juntaram os seus votos ao BE para viabilizar esta alteração, apesar dos votos contra de PS, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues e a abstenção do CDS-PP e do PAN.

A aprovação desta proposta do BE representou a surpresa da maratona de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), na quarta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 19 segundos

GNR e PSP já registaram 18 homicídios e mais de 23 mil queixas relacionadas com violência doméstica este ano

Mais de 23.000 queixas por violência doméstica foram registadas pela PSP e GNR entre janeiro e setembro deste ano, período...

Famalicãohá 15 minutos

Famalicão: Sol e “máximas” de 24 graus esta quarta-feira

Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá manter a sua presença, apesar de alguma...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera dia de sol e subida das temperaturas esta quarta-feira

Apesar de alguma chuva registada nesta terça-feira, Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá...

Paíshá 3 horas

Roubaram a cadeira de rodas elétrica de um atleta paralímpico do FC Porto. Família procura informações

Encontra-se com a sua “mobilidade limitada” o atleta paralímpico do FC Porto, David Araújo, cuja cadeira de rodas, que utilizava...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão, Antas e Gavião afetados por corte no abastecimento de água esta terça-feira

Diversas zonas de Vila Nova de Famalicão, assim como das freguesias adjacentes de Gavião e Santigo de Antas, vão registar...

Regiãohá 4 horas

Dois detidos por caça em zona ilegal na Trofa

Dois homens com 64 anos foram detidos, no dia 31 de outubro, por caça em área de proteção, no concelho...

Regiãohá 4 horas

Trofa: Movimento pede assembleia para votar desagregação das freguesias de Bougado

O Movimento por Santiago de Bougado pediu a convocação de uma assembleia de freguesia extraordinária para votar a desagregação da...

Desportohá 5 horas

Equipa de basquetebol do FAC derrotou 5Basket e mantém-se invicta no campeonato da 1.ª Divisão

A equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube disputou, na última sexta-feira, a 3ª jornada do Campeonato Nacional da...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: PSD Joane assinalou tomada de posse da Comissão Política da vila

Este último sábado assinalou a tomada de posse da Comissão Política do Núcleo do Partido Social Democrata da Vila de...

Paíshá 6 horas

Cerca de 12 mil crianças continuam a aguardar por uma vaga no ensino pré-escolar

Cerca de 12 mil crianças continuam a aguardar uma vaga no pré-escolar, revelou hoje o ministro da Educação, lamentando não...

Arquivo

Mais Vistos