Site icon Fama Rádio e Televisão

Graça Freitas diz que estão a ser investigados casos da Omicron em Lisboa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que estão a ser investigados casos da nova variante do vírus que provoca a Covid-19, em pessoas que viajaram de África Austral, mas recusou serem “casos suspeitos”.

“Neste momento há casos em investigação. Não pode dizer-se que são casos suspeitos. São casos que estão a ser investigados”, afirmou quando questionada pela agência Lusa no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 em São Domingos de Rana, Cascais.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Estes casos reportam-se a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, “a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país”.

A diretora-geral da saúde fez um apelo para que as pessoas que chegarem em voos da África Austral e de Angola se dirijam a uma farmácia para fazerem um teste antigénio (gratuito).

“Até à data não foi detetado nenhum caso em Portugal. Não quer dizer que não estejamos à procura. As autoridades de saúde sinalizam casos importantes, que podem ser e são investigados, é feita a investigação genómica”, acrescentou.

A diretora-geral aconselhou os viajantes oriundos daqueles países a repetirem o teste ao fim de cinco dias. “Se for positivo vão entrar automaticamente no sistema e vão ser encaminhados devidamente através da SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital”, afirmou.

A nova variante do coronavírus chama-se Omicron e foi detetada na África do Sul. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o “elevado número de mutações” pode implicar maior infecciosidade.

Questionada pelos jornalistas sobre a notícia deste sábado do “Expresso” que revela que os peritos de um dos grupos de trabalho da Direção-Geral da Saúde se posicionaram contra a vacinação generalizada das crianças dos cinco aos 11 anos, Graça Freitas disse que a Direção-Geral da Saúde (DGS) aguarda o parecer final da comissão técnica. “A Comissão de peritos de pediatria e saúde infantil é apenas uma comissão consultiva. É no parecer final que a DGS vai fazer o seu parecer e recomendação para a tutela”, esclareceu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version