Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Congresso do PCP começa esta sexta-feira apesar da polémica

Publicado

em

Com metade dos delegados habituais, o PCP inicia hoje, em Loures, o seu XXI congresso que mesmo antes de começar já tinha gerado polémica por se realizar durante a pandemia de covid-19.

No total, serão cerca de 600 os delegados –contra os 1.200 de 2016 – num congresso que deverá confirmar a continuação de Jerónimo de Sousa, secretário-geral desde 2004, há 16 anos, sucedendo a Carlos Carvalhas, e que fará o discurso de abertura.

Os militantes comunistas reúnem-se num concelho governado pelo comunista Bernardino Soares e no mesmo pavilhão, Paz e Amizade, de Loures, onde o XIII congresso, em 1990, elegeu para “número dois” do partido, então liderado por Álvaro Cunhal, o economista Carlos Carvalhas, que agora abandona o comité central.

Este será o primeiro congresso pós-`geringonça´ e em que serão tiradas as “lições” desse período de entendimento parlamentar entre a esquerda, incluindo o PCP, e o PS e a que os comunistas chamam “nova fase da vida política portuguesa”.

Nas teses, ou proposta de resolução política, o partido faz um balanço positivo embora “limitado” dos anos da “geringonça”, um período que, embora complexo e “com contradições”, não pode ser usado para “branquear a política e ação do PS”.

E em entrevistas recentes, Jerónimo de Sousa colocou dificuldades a uma eventual reedição de um entendimento idêntico, admitindo, por outro lado, que a crise pandémica, desde março, abriu mais divergências com os socialistas.

Hoje, primeiro dia do congresso, os trabalhos começam pelas 10:30 e a primeira parte será dedicada ao discurso, que se prevê longo, de Jerónimo de Sousa sobre os quatro últimos anos, desde o congresso de 2016.

Para sábado, está prevista a eleição do novo comité central, de onde sairão o ex-deputado Agostinho Lopes, o antigo líder da CGTP Arménio Carlos e Carlos Carvalhas, antecessor de Jerónimo de Sousa.

Até ao momento, o PCP não deu qualquer sinal de que qualquer mudança na liderança, a ponto de Jerónimo de Sousa ter admitido que poderá continuar como secretário-geral e até disse na SIC, em 12 de outubro: “”O meu partido precisa ainda da minha contribuição.”

Ainda em outubro, o jornal Público fez manchete da notícia de que Jerónimo continuaria mais algum tempo e que as regras sanitárias de combate à pandemia de covid-19 têm dificultado as reuniões e o debate interno prévio ao congresso do PCP para se tomar uma decisão dessa importância.

O secretário-geral dos comunistas é escolhido pelo comité central, eleito em congresso.

No total, serão 600 os delegados que, desta vez, e por causa da epidemia, terão apenas cadeiras para se sentar, sem mesas, de forma a manter a distância de segurança entre si, e que vão também espalhar-se pelas bancadas. E não haverá delegações estrangeiras convidadas.

Apesar de ser organizado segundo regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), o congresso está a ser polémica e criticado por dirigentes partidários, especialmente do PSD e do CDS.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira com aumento das “mínimas”

Depois de alguns dias mais secos, a chuva deve regressar a Famalicão esta quinta-feira, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Veículo em contramão na Avenida Marechal Humberto Delgado causou momentos de perigo

Uma infração de trânsito perigosa foi registada, recentemente, numa das vias principais que atravessam a cidade de Famalicão. Tudo aconteceu...

Paíshá 8 horas

Processo para beatificação de jovem portuguesa Maria Vieira já foi entregue no Vaticano

O processo diocesano com vista à beatificação da jovem terceirense Maria Vieira, que faleceu em 05 de junho de 1940,...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera um Carnaval com “máximas” de 19 graus e céus limpos

Com a aproximação das celebrações do Carnaval, que decorrem sobretudo entre esta segunda e terça-feira, com muita animação e desfiles...

Bragahá 10 horas

Braga: Criança de 4 anos alvo de alegados insultos racistas e agressões em centro escolar

Funcionárias do Centro Escolar de Ferreiros (CEF), no concelho de Amares, distrito de Braga, relataram hoje em tribunal os maus-tratos...

Regiãohá 11 horas

Vila do Conde: Homem de 20 anos detido em Vairão com mais de 700 doses de droga

Um homem de 20 anos foi detido e constituído arguido, no domingo, após ter sido apanhado na posse de mais...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Escalões infantis da PatinAVE sobem ao pódio em fim de semana de competição

Os atletas dos escalões mais jovens da Academia de Patinagem do Ave estiverem em mais uma competição, no último fim...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Motociclista gravemente ferido após colisão com carro em Outiz

Uma pessoa ficou gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e uma...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Sindicato realiza ação de protesto em frente à ACT esta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) leva a cabo, esta quinta-feira às 15:00, uma...

Paíshá 13 horas

Cocaína responsável pelo crescente número de mortes por overdose

As mortes por overdose aumentaram 16% em 2023 em relação ao ano anterior, totalizando 80, revela hoje um relatório, que...

Arquivo

Mais Vistos