Siga-nos nas redes

Economia

Conheça todas as alterações do Orçamento do Estado para 2021

Publicado

em

Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado aprovado no parlamento, esta quinta-feira, irão ser verificadas várias alterações no que toca aos impostos, emprego, pandemia entre outros.

O Orçamento do Estado para 2021contará então com as alterações que a fama TV passa a enumerar:

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na área da saúde o SNS prepara a contratação de 2100 profissionais de saúde por semestre totalizando os 4.200 no final de 2021. Para os cuidados intensivos estão a ser criadas 400 novas camas que estarão disponíveis ainda durante o primeiro trimestre de 2021.

No que toca aos impostos está preparado o aumento do valor mínimo pagamento do IRS em 100 euros deixando mais de 20.000 contribuintes isentos deste pagamento relativo a 2020. Este limite passa dos 9215 euros anuais para 9315 euros.

Para os desempregados foi anunciado que os subsídios de desemprego que tenham data final em 2021 serão prolongados por mais 6 meses.

As escolas podem contar com 3.000 novos trabalhadores não docentes e com a implementação adicional de uma ação de recrutamento para mais 2.000 funcionários.

Para as pequenas e médias empresas irá ser criada uma campanha de apoio no valor de 750 milhões de euros estando isentas do pagamento por conta durante o próximo ano.

No que toca ao crédito adesão as moratórias ter o seu prazo alargado até março de 2021 e os planos de poupança reforma poderão ser levantados até setembro sem penalizações.

Para os pais das crianças mais pequenas as creches serão obrigadas a rever o valor da comparticipação familiar se tiverem suspendido ou reduzido a suas atividades, cabendo aos encarregados de educação requerer esta reavaliação.

Durante o primeiro semestre de 2021 não haverão cortes de quaisquer serviços essenciais tais como o fornecimento de água, eletricidade ou gás natural.

Também no que toca aos impostos todo o dinheiro gasto com material de proteção pessoal contra covid-19 sobre tudo máscaras viseiras gel luvas etc. passa a ser considerado uma despesa de saúde e consequentemente dedutível no IRS. O mesmo acontece com os medicamentos para animais e o IVA correspondente as assinaturas de ginásios.

As pessoas que recebem pensões até 685 euros mensais irão ter um aumento extraordinário de 10 euros logo a partir do primeiro dia de 2021. Estes aumentos irão abranger quase 2 milhões de pensionistas.

O governo anunciou também cortes nas tabelas de retenção do IRS na fonte a vigorar no próximo ano, deixando cerca de 200 milhões de euros no bolso dos portugueses.

A ajuda extraordinária aos trabalhadores afetados pelo covid 19 que pode ir até aos 501 euros será alargada também aos sócios gerentes e trabalhadores informais.

Para todos os trabalhadores em regime lay off serão assegurados integralmente a sua remuneração ilíquida até um valor igual a 3 salários mínimos.

Para os contribuintes da categoria B do IRS será que criado um regime especial de transição de pagamento em prestações de IRC e IVA em 20 em 2021 sendo aplicável até valores de 25.000 euros.

Várias portagens verão os seus preços reduzidos nomeadamente a A22 a A23 a A24 e a A25 a partir de janeiro. Outras auto-estradas terão as suas tarifas reduzidas das quais, Costa da Prata Grande Porto e Norte Litoral mas apenas a partir de julho de 2021.

De destaque será também a criação do IVAucher que visa estimular os setores da restauração alojamento e cultura através de acumulação do IVA desses setores que será usando posteriormente noutras compras.

As vias aéreas, marítimas e fluviais verão aplicação de uma taxa de carbono no valor de 2 € por passageiro.

As linhas de apoio ao cliente com os números comecem por 7:30 ou 808 irão deixar de ter valor acrescentado havendo a possibilidade de começarem pelo algarismo 2 em alternativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 51 segundos

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 16 minutos

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 2 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 4 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 4 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 5 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 5 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Chuva ao longo do dia e descida das “mínimas” para este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva, cuja previsão se deverá prolongar ao longo de todo o dia...

Arquivo

Mais Vistos