Siga-nos nas redes

Economia

Penalização nas reformas antecipadas aumenta para 15,5% em 2021

Publicado

em

Segundo a estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos hoje divulgada pelo INE, os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na pensão por via do fator de sustentabilidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no triénio 2018-2020 a estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos “foi de 19,69 anos”.

emissão em direto da famatv

À luz das regras em vigor e, tendo em conta a esperança de vida aos 65 anos no triénio terminado no ano 2000 (que era de 16,63 anos), a subida da esperança média de vida ditará um corte de 15,5% nas pensões antecipadas em 2021, segundo os cálculos da agência Lusa.

Este corte de 15,5% por via do fator de sustentabilidade compara com a penalização de 15,2% aplicada às reformas antecipadas deste ano.

O fator de sustentabilidade é calculado com base na esperança média de vida e tem a dupla função de determinar a idade legal de acesso à reforma e o corte aplicado aos que não esperam por esta idade ou pela sua idade pessoal para pedir a pensão e se reformem antecipadamente.

Em 2021 a idade legal de acesso à reforma será de 66 anos e seis meses – mais um mês do que em 2020.

Ao longo dos últimos anos foram tomadas várias medidas que eliminaram a penalização imposta pelo fator de sustentabilidade no acesso à reforma antes da idade legal.

Estão neste caso as pessoas com muito longas carreiras contributivas e as ligadas a profissões de desgaste rápido.

O fator de sustentabilidade também não é aplicado no cálculo das pensões das pessoas que aos 60 anos de idade tinham pelo menos 40 de descontos. Os trabalhadores nesta situação têm, porém, uma penalização mensal de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade legal para se reformarem, sendo esta determinada em função da carreira contributiva, podendo ser diferente da que é fixada em função da esperança média de vida.

Na informação hoje divulgada, o INE assinala que ainda que a estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos mantenha a trajetória ascendente que tem vindo a ser observada, o progresso no último triénio atenuou-se.

“Efetivamente, no triénio 2018-2020 aquela estimativa foi 19,69 anos, tendo nos dois triénios anteriores sido estimada em 19,61 anos (2017-2019) e 19,49 anos (2016-2018)”, assinala a autoridade estatística nacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sol e subida das temperaturas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia de sol, no qual ainda se deverá registar uma ligeira subida das temperaturas,...

Barceloshá 4 horas

Armas de fogo e punhais apreendidos em caso de violência doméstica em Barcelos

A GNR apreendeu na quarta-feira uma arma de fogo, duas de ar comprimido e dois punhais no âmbito de uma...

Paíshá 5 horas

Concentrações elevadas de pólen na atmosfera a partir de sexta-feira

Todas as regiões de Portugal continental vão estar com concentrações elevadas de pólen na atmosfera, a partir de sexta-feira, segundo...

Desportohá 6 horas

Rali de Famalicão: Conheça o percurso que atravessa 17 freguesias do concelho

Está tudo a postos para o Rali de Famalicão 2024. A maior prova de desporto motorizado que acontece no concelho...

Regiãohá 6 horas

Mariza, Emanuel, Carlão, Expensive Soul e Barbara Bandeira animam São João em Vila do Conde

Estão aí os Santos Populares e como habital Vila do Conde já apresentou o seu cartaz para as festas em...

Famalicãohá 7 horas

Câmara de Famalicão investe 1,5 milhões de euros no combate às perdas de água

O último estudo, datado de 2022, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) chama a atenção para...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Colisão envolvendo camião faz um ferido na A3

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um camião e uma viatura...

Famalicãohá 8 horas

Lés a Lés: Pedome organiza o Calça Ferros Spring Fest 2024

A freguesia de Pedome recebe este ano o Calça Ferros Spring Fest, nos dias 31 de maio e 1 de...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Papelaria alvo de assalto esta madrugada

Criminosos levaram a cabo, na madrugada desta quinta-feira, um assalto à Papelaria Quinta do Vinhal, na Rua Amadeu Mesquita. De...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Fuga de camião com máquinas roubadas em Requião impedida pelo proprietário

Esta quinta-feira de madrugada, um grupo de três homens foi detetado enquanto carregava duas máquinas retroescavadoras roubadas, para um camião,...

Arquivo

Mais Vistos