Siga-nos nas redes

País

Governo já alertou 400 mil empresas sobre teletrabalho obrigatório

Publicado

em

Alertando para a obrigatoriedade do teletrabalho nos concelhos com níveis de risco mais alto e do uso de máscara, o Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas.

“Cerca de 400 mil empresas foram hoje alertadas das regras em vigor quanto à obrigatoriedade de implementarem o teletrabalho nos casos em que as funções são compatíveis, caso se localizem nos concelhos dos níveis de risco ‘elevado’, ‘muito elevado’ e ‘extremamente elevado’”, informou, em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na mesma mensagem de e-mail enviada pelo Governo foi também assinalada a obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira no local de trabalho, “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.

O ministério liderado por Ana Mendes Godinho reiterou a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai desenvolver uma ação nacional de fiscalização ao cumprimento quer da obrigatoriedade do teletrabalho, quer do uso de máscara ou viseira no local de trabalho.

O incumprimento das regras referidas constitui contraordenação, lembrou o ministério, que deu também conta de que um inquérito realizado na semana passada junto de um conjunto de empresas concluiu que estas tinham 20% dos seus trabalhadores a exercer funções em teletrabalho.

O primeiro-ministro anunciou no sábado que o Governo vai aumentar as ações de fiscalização ao cumprimento do teletrabalho e adiantou que se tem verificado “um grande incumprimento” em casos em que este tipo de trabalho é possível.

“Onde o teletrabalho é obrigatório, ele vai mesmo ser respeitado”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa para anunciar novas medidas para combater o aumento de número de infeções por covid-19, decididas no Conselho de Ministros de sexta-feira, no âmbito do decreto presidencial que prorroga por mais 15 dias o estado de emergência em Portugal.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo decidiu alargar o âmbito de aplicação do regime de teletrabalho aos concelhos considerados pela Direção-Geral da Saúde como sendo de risco elevado, muito elevado e risco extremo (total de 213), como aos trabalhadores que aí residam ou trabalhem.

Segundo o líder do executivo, “há muito mais pessoas que estão a deslocar-se do que as que deviam estar a deslocar-se”, se a obrigação de teletrabalho nos concelhos com nível mais alto de risco de contágio estivesse a ser cumprido.

Entre as medidas anunciadas no início de novembro para combater o avanço da pandemia no país, estava a obrigatoriedade do teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador, nos concelhos considerados de risco e mais afetados pelo vírus, que a partir, que passam hoje a ser 127.

Segundo o diploma publicado, “é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, sem necessidade de acordo escrito entre o empregador e o trabalhador”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 18 minutos

A IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos já chegou a meio do percurso

Com a expedição a chegar a meio do percurso, aproveitamos uma pausa no deserto para fazer um balanço desta primeira...

Regiãohá 10 horas

Homem de 20 anos detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga em Santo Tirso

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 20 anos no domingo, em Santo Tirso, no distrito do...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 12 horas

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Famalicãohá 13 horas

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Desportohá 16 horas

Famalicão: FC Landim inaugurou obras de beneficiação no seu 81.º aniversário

O núcleo do Futebol Clube de Landim inaugurou, este domingo as obras de beneficiação do seu complexo desportivo, um momento...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Arquivo

Mais Vistos