Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Professores pedem o regresso das máscaras em todos os espaços das escolas

Publicado

em

O regresso do uso de máscara em todos os espaços da escola e considerar os professores como grupo prioritário no processo de vacinação são medidas que a Fenprof pede que o Governo aprove no conselho de Ministros de quinta-feira.

Na véspera da reunião do governo em que serão decididas novas ações para conter a disseminação da covid-19, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apela para que as medidas “não esqueçam as escolas nem os seus profissionais”.

emissão em direto da famatv

No âmbito do plano de reforço da terceira dose da vacina contra a covid-19, a Fenprof pede ao Governo que volte a considerar os docentes “como grupo prioritário no processo de vacinação”.

Os professores e trabalhadores não docentes começaram a ser vacinados no final de março, tendo sido considerados como um dos grupos prioritários no processo de vacinação. O plano começou com os trabalhadores do pré-escolar e 1.º ciclo seguindo-se os restantes níveis de ensino até ao secundário.

Após vários estudos recomendarem uma dose de reforço da vacina, para compensar a perda de imunidade que se verifica ao longo do tempo, as autoridades de saúde nacionais avançaram com um novo plano de toma de uma terceira dose.

Atualmente, entre os grupos prioritários encontram-se as pessoas acima dos 65 anos, os profissionais de saúde, os trabalhadores e utentes de lares de idosos ou espaços semelhantes e bombeiros que tripulam ambulâncias.

Para a Fenprof, entre os grupos prioritários deveriam estar também os professores, porque lidam diariamente com centenas de crianças e jovens, que são os que apresentam atualmente níveis de transmissibilidade do vírus mais elevados.

Em comunicado, a Fenprof aponta ainda como medida que quer ver aprovada no Conselho de Ministros o “reforço das condições de segurança sanitária nas escolas, designadamente a utilização de máscara em todos os espaços, a medição da temperatura corporal e a garantia de distanciamento físico nas salas de aula”.

Em 1 de outubro, o uso de máscaras nos espaços escolares ao ar livre, como os recreios, deixou de ser obrigatório, mantendo-se, no entanto, a sua obrigatoriedade dentro das salas de aulas.

A terceira medida é a realização de testes a todos os profissionais que exercem atividade com turmas nas quais se identifiquem casos de covid-19, bem como testagem periódica da comunidade escolar.

Segundo a Fenprof, há professores com várias turmas que não estão a ser testados, “com a justificação de estarem vacinados”.

“Como sabemos, a vacina não evita o contágio e como os docentes lidam com muitas pessoas (alunos de várias turmas, colegas, trabalhadores não docentes das escolas, pais e encarregados de educação e, ainda, com os seus próprios familiares e amigos) é necessário que sejam considerados no âmbito das medidas a aprovar”, sublinha a federação.

Na reunião de Conselho de Ministros de quinta-feira, a Fenprof espera que haja também o anúncio de medidas destinadas “às escolas e aos seus profissionais, tanto mais que os grupos etários em que os níveis de transmissibilidade se apresentam mais elevados são, precisamente, os das crianças e jovens em idade escolar”.

A federação representativa dos docentes recorda ainda que “praticamente em todo o país, há turmas em isolamento, com milhares de alunos a voltarem ao indesejável regime de ensino a distância, como medida de recurso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada celebra-se este sábado

A celebração solene do Dia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, que marca a entrega oficial das Cartas...

Famalicãohá 10 horas

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias. De...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva cuja previsão se deverá prolongar entre as 04:00 e as 18:00,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 12 horas

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Arquivo

Mais Vistos