Os CTT – Correios de Portugal advertiu que os esquemas de phishing estão a circular nas redes sociais e na Internet utilizando o nome e a imagem do operador postal.
“Os esquemas de phishing com alegadas encomendas de recolha são muito frequentes e podem vir através de correio electrónico, SMS, ou/via redes sociais. Saiba que estas abordagens não são verdadeiras e que é uma falsa tentativa de obter dados pessoais e serviços bancários, sem qualquer ligação aos CTT”, lê uma declaração enviada à Notícias ao Minuto.
A recomendação do operador é que os clientes se informem “antes de clicarem em qualquer comunicação dos CTT que pareça suspeito”.
Phishing, recorda os CTT, é uma “técnica de fraude online onde, através de mensagens SMS, e-mails ou mensagens nos meios de comunicação social, tentam obter informações confidenciais tais como contas de login, senhas ou dados bancários, utilizando a identidade de instituições de confiança como se fossem comunicações oficiais”.
“O objectivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, para que este forneça dados confidenciais”, conclui o operador.
Os CTT reconheceram o risco de incidentes de phishing e dedicaram uma página no seu sítio web para mais informações.