Siga-nos nas redes

País

Quedas em altura e acidentes de viação principais causas de acidentes graves de trabalho na região Norte

Publicado

em

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que as quedas em altura e os acidentes de viação foram as principais causas de acidentes graves de trabalho na região Norte e nas últimas décadas.

A equipa da FMUP analisou exames médico-legais e constatou que as principais vítimas são homens, com idades entre os 25 e os 45 anos, que trabalham na construção, operação de máquinas, serviços gerais e no comércio.

Publicado no Journal of Forensic and Legal Medicine, uma revista médica sobre medicina forense e legal, este estudo demonstrou que a maior parte (73,8%) das lesões localizaram-se no cérebro e na medula espinal.

Já os resultados permanentes a longo prazo foram principalmente associados a sequelas neurológicas (62,1%) e ortopédicas (52,4%), conforme se lê nas conclusões do estudo, que é assinado por Isabel Almeida, José Manuel Teixeira e Teresa Magalhães.

No mesmo estudo foi possível constatar que 23,3% das vítimas ficaram com incapacidade permanente parcial (IPP), 35% com incapacidade permanente absoluta para todo e qualquer trabalho (IPA) e 41,7% com incapacidade permanente absoluta para o trabalho habitual (IPATH).

No entanto, no que respeita à IPATH, uma percentagem considerável de pessoas consideradas capazes de trabalhar não estava profissionalmente ativa, encontrando-se em situação de desemprego ou reforma antecipada.

“O que poderá ter resultado de falta de investimento no processo de reintegração laboral”, lê-se no resumo remetido à Lusa que, citando os investigadores, alerta que “os ferimentos devidos a acidentes de trabalho constituem um problema de saúde pública, social e económica, além de serem uma das principais causas de morte prematura, morbilidade e incapacidade num número significativo de pessoas”.

A equipa da FMUP defende que deve ser feita uma abordagem médico-legal mais detalhada em determinados casos “baseada em aspetos concretos da realidade profissional da vítima e não apenas no conteúdo da tabela de incapacidades permanentes (TNI)”.

“Deve existir uma articulação entre todas as instituições que trabalham com a vítima de acidente de trabalho e a área da medicina legal, com o objetivo de promover a recuperação e a reabilitação profissional destas pessoas”, defende.

Estima-se que, anualmente, ocorram mais de 374 milhões de acidentes de trabalhos não fatais a nível mundial.

Em 2020, Portugal registou um total de 156.048 acidentes laborais, em que cerca de 73% dos casos originaram consequências temporárias que exigiram ausência do trabalho e 131 casos fatais.

Este estudo foi realizado com o objetivo de refletir sobre o papel que a medicina legal pode desempenhar na promoção da reintegração profissional das vítimas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 44 minutos

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, nas imediações...

Paíshá 55 minutos

Norte: Grupo de 9 detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de nove suspeitos, cinco destes...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Seide convida para a sua Mostra Comunitária este fim de semana

Seide convida para a sua Mostra Comunitária, que irá reunir a população e associações locais, em ambiente festivo, este sábado...

Paíshá 2 horas

Norte: GNR desmantela grupo que praticava furtos e violava correspondência em Matosinhos

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, procedeu à...

Regiãohá 2 horas

Trofa: homem de 53 anos suspeito de violar mulher num ginásio

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do...

Paíshá 2 horas

GNR vai zelar pela segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela

 A GNR realiza a partir de hoje e até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2025” que visa promover...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Defesa sólida é uma das “chaves” para vencer o SC Braga

Com a chegada de mais um desafio referente à I Liga, o FC Famalicão faz a antevisão da partida agendada...

Regiãohá 3 horas

Santo Tirso: Pavilhões de empresa de reciclagem tomados por incêndio

Dois pavilhões de uma empresa de reciclagem, na zona de Palmeira em Santo Tirso, foram tomados por um, incêndio que...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Avidos inaugura novo Espaço Multiusos esta sexta-feira

A freguesia de Avidos, em Famalicão, passa a dispor, a partir desta sexta-feira, de um novo espaço multiusos, criado a...

Famalicãohá 16 horas

Alunos de Famalicão promovem literatura na “Festa de Leitura do Ave – Convence-me”

Cerca de 120 alunos distribuídos por 30 equipas de escolas dos oito municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vão...

Arquivo

Mais Vistos