País
Municípios de Norte a Sul limitam luzes de Natal para poupar energia
A crise energética está a levar a que autarquias de todo o país planeiem ter a iluminação de Natal ligada durante períodos mais curtos do que em outros anos e recorram mais à utilização de tecnologias de baixo consumo.
Na cidade de Lisboa, onde a Câmara volta a investir cerca de 750 mil euros, as iluminações de Natal vão estar ligadas entre 06 de dezembro e 06 de janeiro, com redução do horário diário de funcionamento, em que o mais prolongado será das 18:00 à 01:00 no dia de Natal e noite da passagem de ano.
Outras das medidas da autarquia da capital do país para reduzir consumos é a utilização de lâmpadas de tecnologia LED, para garantir “poupanças de 50%” em relação a 2021.
Também a Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa decidiu este ano ligar as iluminações de Natal apenas no dia 06 de dezembro, e até 06 de janeiro, no período entre as 18:00 e as 00:00. Em anos anteriores, as iluminações de Natal eram ligadas a partir de 11 de novembro e mantinham-se acesas todos os dias até à 01:00.
No Porto, a iluminação de Natal vai estar ativa entre o último dia de novembro e até ao dia a seguir aos Reis, que se comemora em 06 de janeiro.
Durante a quadra do Natal, a iluminação, de tecnologia LED de baixo consumo, vai funcionar de domingo a quinta-feira entre as 18:00 e as 23:00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o funcionamento prolongar-se-á até às 24:00.
Ainda no distrito do Porto, a Câmara de Viana do Castelo tomou igualmente medidas para a redução do consumo energético, utilizando luminárias LED e limitando os períodos em que as luzes natalícias estarão ligadas.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Pais Natais de mota vão percorrer as ruas do concelho no dia 24 de dezembro
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Artave realiza Concerto Coral e Sinfónico de Natal na Igreja Matriz Nova
-
Regiãohá 4 dias
Onda de furtos em automóveis está a alarmar população de Santo Tirso
-
Paíshá 3 dias
Entregas de Natal comprometidas após greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro