Siga-nos nas redes

País

Faleceu o encenador Carlos Avilez aos 88 anos

Publicado

em

 O encenador e ator Carlos Avilez, faleceu hoje, aos 88 anos, vítima de paragem cardio-respiratória, no Hospital de Cascais, disse à agência Lusa fonte do Teatro Experimental de Cascais, do qual foi um dos fundadores.

De acordo com a mesma fonte, Carlos Avilez deu entrada na terça-feira no Hospital de Cascais com uma indisposição, e viria a falecer cerca das 02:00 da madrugada de hoje naquela unidade hospitalar.

Carlos Vitor Machado, mais conhecido por Carlos Avilez, nasceu em 1935, como confirma o Teatro Experimental de Cascais, e estreou-se profissionalmente como ator em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, onde permaneceu até 1963.

Com uma vida dedicada ao teatro, foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Cascais (TEC), que completou 58 anos de existência a 13 de novembro último.

“O TEC está muito consternado com o falecimento desta figura notável do teatro. Ele estava com a saúde fragilizada, mas continuou sempre com muita vontade de trabalhar, porque ainda encenou a peça ‘Electra’, que estreou a 18 de novembro”, segundo a mesma fonte.

Esta última peça encenada por Avilez, a partir da trilogia “Electra e os fantasmas”, de Eugene O’Neill – a 177.ª produção do Teatro Experimental de Cascais – estreou-se no auditório Academia Artes do Estoril, no Monte Estoril, Cascais, a 18 de novembro, e ficará em cena até 17 de dezembro.

Carlos Avilez foi presidente do Instituto de Artes Cénicas, diretor do Teatro Nacional S. João, no Porto, e diretor do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, tendo fundado a Escola Profissional de Teatro de Cascais, a cuja direção pertencia, integrando, também, o corpo docente.

Em 1964, dirigiu o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), trabalhou com o ator Raúl Solnado no Teatro Villaret, em Lisboa, e em 1970 foi diretor artístico e responsável pelo dia consagrado a Portugal na Expo’70 em Osaka, no Japão.

Em 1979 foi nomeado, juntamente com Amélia Rey Colaço, diretor da Companhia Nacional de Teatro I – Teatro Popular, então sediada no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Trabalhou em França com Peter Brook e na Polónia com Jerzi Grotowsky, e, além de teatro, encenou várias óperas entre as quais “Carmen”, “Contos de Hoffmann”, “As Variedades de Proteu”, “O Capote”, “Inês de Castro”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Madame Butterfly”.

Foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique em 1995 e com as Medalhas de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Tiago Silva, da EARO, sagra-se vice-campeão no Torneio Jovem do Norte

Tiago Silva, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), sagrou-se, este sábado, vice-campeão nos 800 metros, no Torneio Jovem do...

Bragahá 4 horas

Famalicão: Maria Rodrigues do Liberdade FC é Campeã Jovem do Norte

Disputou-se este sábado, dia 18 de janeiro, o Torneio Jovem do Norte de Pista Curta, na Pista de Atletismo do...

Sociedadehá 5 horas

Ciclista colhido por carro em Esposende

É mais um atropelamento a somar aos que se tem repetido nas últimas semanas. Um ciclista de 47 anos foi...

Bragahá 7 horas

Braga lança programa de criação de Experiências Turísticas Sustentáveis

O Município de Braga, apresentou ontem, 17 de Janeiro, no Posto de Turismo de Braga, o Programa de Criação de...

Sociedadehá 8 horas

Preço dos combustíveis dispara na segunda-feira

Os combustíveis vão sofrer uma forte subida a partir de segunda-feira. O gasóleo vai ficar mais caro 5,5 cêntimos e...

Famalicãohá 8 horas

Chega de Famalicão promove jornada sobre “Verdade e Liberdade”

A Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Vila Nova de Famalicão vai realizar mais uma edição das suas Jornadas...

Paíshá 9 horas

Depressão Garoe chega na segunda e traz chuva e vento fortes

A depressão Garoe traz chuva e vento forte, que são esperados em Portugal continental e no arquipélago da Madeira a...

Desportohá 10 horas

Hóquei em Patins: Riba d´Ave recebe Sporting este sábado

Este sábado, pelas 18h30, o Riba d´Ave HC recebe o Sporting. A partida, a contar para a jornada 11 da...

Paíshá 10 horas

Euromilhões: Já sabe qual é a chave desta sexta-feira que vale 76 milhões?

A chave vencedora do concurso do Euromilhões desta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, é composta pelos números 8 – 15 – 24...

Desportohá 11 horas

Hugo Oliveira: “O FC Famalicão teria que ser mais agressivo”

O FC Famalicão foi goleado (4-0), esta sexta-feira, em casa do Benfica, que igualou, provisoriamente, o Sporting na liderança da...

Arquivo

Mais Vistos