Economia
Quase metade das famílias portuguesas (45%) têm dívidas

Cerca de 45% das famílias portuguesas têm dívidas, de acordo com os resultados do último Estudo sobre a Situação Financeira das Famílias (ISFF) publicado pelo Banco de Portugal, a percentagem de famílias com dívidas aumenta com a idade até ao grupo etário 35-44 anos e diminui nas seguintes faixas etárias reporta a CNN Portugal.
Segundo dados do Banco de Portugal, o endividamento das famílias é equivalente a 83,7% do seu rendimento disponível no final do segundo trimestre deste ano. Apesar de elevados, estes valores são muito inferiores aos registados no período de 2007 a 2013, quando o rácio de endividamento das famílias era superior a 110% do seu rendimento disponível.
A descida das taxas de juro desde 2013 contribuiu grandemente para esta queda do endividamento das famílias. No entanto, esta tendência mudou muito no último ano, com a agressiva política monetária do Banco Central Europeu que, em menos de seis meses, aumentou a taxa de juro do euro de 0% para os actuais 2% e assim provocou um aumento das taxas Euribor (que servem de referência para os créditos) para perto de 3%, quando há menos de um ano era cotada a valores negativos.

-
Paíshá 1 semana
Português Tolentino de Mendonça vai substituir Papa Francisco após internamento por bronquite
-
Paíshá 6 dias
Atualização: Bebé de 1 ano ferido em tentativa de atropelamento após rixa na Maia
-
Economiahá 4 dias
Salário médio em Portugal subiu para os 1.602 euros em 2024
-
Paíshá 2 dias
IPST apela à dádiva de sangue após sazonalidade dos vírus respiratórios