Siga-nos nas redes

País

Jovens delinquentes são cada vez mais novos e usam mais armas brancas

Publicado

em

Os jovens delinquentes são cada vez mais novos, existindo crianças de 11 e 12 anos envolvidas em práticas de violência, com recurso crescente a armas brancas, segundo uma análise feita pela PSP.

“Temos detetado que há cada vez mais uma entrada para este tipo de práticas de idades mais precoces.

Vamos observando crianças que têm 11 e 12 anos que já começam a trazer algum volume em termos quantitativos de ocorrências, que vão sendo atores durante o ano letivo e por vezes com uma violência que não era expectável para uma criança desta faixa etária”, disse à agência Lusa o intendente Hugo Guinote, chefe da Divisão de Prevenção Pública e Proximidade da PSP.

Esta realidade decorre da análise das ocorrências por delinquência juvenil feita pela Polícia de Segurança Pública.

O oficial da PSP avançou que as ocorrências por delinquência juvenil estão a diminuir este ano, quando comparadas com os números antes da pandemia de covid-19.

No entanto, sustentou que a idade dos jovens a entrar neste tipo de crime está a diminuir e que a tendência para uso de armas brancas está a aumentar.

Hugo Guinote explicou que as ocorrências por delinquência juvenil integram roubos ou furtos, usando os jovens armas brancas, bastões e barras de ferro e sobretudo atuam em grupo, o que permite “ter vantagem em relação às vítimas”.

“Estes jovens de 11 e 12 anos participam em grupos que têm essas armas brancas e às vezes eles próprios também as têm. Infelizmente é uma tendência que estamos a assistir é que há cada vez mais uma generalização do recurso a armas brancas nestes episódios de violência”, precisou, frisando que a delinquência juvenil não é detetada no âmbito do programa Escola Segura, sendo crimes cometidos fora do espaço escolar.

Hugo Guinote afirmou igualmente que houve “uma alteração dos padrões de comportamento” dos jovens após a pandemia, nomeadamente a tendência para o uso de armas brancas.

“O recurso a armas brancas era algo que ainda não estava propriamente implementado no modo de convívio dos jovens e na forma como interagiam em momentos de conflito, mas já acontecia há algumas décadas em alguns países europeus. Uma tendência que chegou tardiamente a Portugal”, disse.

O oficial da PSP ressalvou que as armas brancas não são só utilizadas para roubos, sendo também usadas “para qualquer tipo de confronto”, como “ajustes contas” e “disputas de diálogos nas redes sociais que por vezes acabam na rua”.

Hugo Guinote acrescentou também que, entre os jovens mais velhos, “o convívio à noite é neste momento frequentado por portadores de armas brancas”.

De acordo com a PSP, as ocorrências reportadas por delinquência juvenil obedecem a um padrão ao longo do ano, sendo maior no início e do fim do ano letivo.

A PSP tem manifestado preocupação com a delinquência juvenil e esta semana, na cerimónia do dia do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis), o comandante do Cometlis, Paulo Pereira, abordou este problema.

“A PSP enfrenta os seus efeitos no terreno debatendo-se com uma conflitualidade e violência crescente na prática de crimes com o envolvimento de pessoas cada vez mais jovens”, disse

O comando do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deu conta que, em 2021, a polícia sinalizou às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) 4.324 casos de crianças e jovens para que fossem tomadas “as medidas mais adequadas”.

O aumento da criminalidade grupal e delinquência juvenil em 2021 levou o Governo a criar, em junho, a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta.

Esta comissão para a delinquência juvenil aprovou em outubro nove recomendações para serem incluídas na Estratégia Integrada de Segurança Urbana, que deverá ser em breve aprovada pelo Governo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Ponte sob o Rio Pelhe de Gavião encerrada para obras durante 1 mês

A Junta de Freguesia de Gavião alerta para o encerramento do trânsito na ponte sob o Rio Pelhe, entre as...

Paíshá 14 horas

Atualização: Jovem resgatado em estado grave após pré-afogamento numa praia em Matosinhos

Um jovem ficou em estado grave de saúde, na sequência de uma situação de pré-afogamento, registada na tarde desta quarta-feira,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Chuva não chega para já. Quinta-feira será de sol e “máximas” de 28 graus

Apesar das previsões dos últimos dias, a chuva não regressa tão cedo ao concelho de Famalicão, de acordo com as...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Orquestra da ARTAVE convida para Concerto de Páscoa na Igreja Matriz Nova

A Orquestra Projeto ARTAVE convida para uma série de dois concertos de Páscoa, a realizar nos dias 15 e 16...

Bragahá 16 horas

Braga/Justiça: Sai em liberdade o suspeito de exposição sexual perante crianças das escolas

O Tribunal de Braga deixou em liberdade, esta terça-feira, um homem de 33 anos suspeito de se masturbar junto a...

Famalicãohá 16 horas

Associação de Dadores de Sangue de Famalicão celebra 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão celebra, no dia 15 de junho (domingo), 25 anos de serviço a...

Paíshá 17 horas

Autoridade Marítima Nacional registou 45 ocorrências só nesta terça-feira e alerta para perigos do “mar de inverno”

Apesar de ainda se encontrar no horizonte o início de mais uma época balnear, o sol e temperaturas altas dos...

Paíshá 18 horas

Porto: Choque em cadeia entre 11 carros faz dois feridos na VCI

Duas pessoas ficaram feridas, ao final da manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão em cadeia que envolveu 11...

Paíshá 18 horas

Mais de 450 menores de idade casaram em Portugal desde 2023

Portugal registou 470 casamentos com menores desde 2023, um fenómeno que aumentou quase 190% desde 2020, tendo havido seis adultos...

Paíshá 19 horas

Norte: Mulher de 60 anos perde a vida após atropelamento de trator em Viana do Castelo

 Uma mulher com 60 anos morreu atropelada na terça-feira por um trator numa propriedade agrícola na localidade de Meadela, no concelho...

Arquivo

Mais Vistos