Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Mais de 66 mil pessoas vacinadas foram infetadas e 467 morreram

Publicado

em

Mais de 66 mil pessoas com vacinação completa contra a covid-19 foram infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, o que representa 0,7% do total de vacinados, e 467 morreram, indicam as “linhas vermelhas” da pandemia hoje divulgadas.

“Desde o início do processo de vacinação contra a covid-19, foram identificados 66.343 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre um total de 8.925.907 indivíduos com esquema vacinal completo há mais de 14 dias (0,7%)”, refere a análise de risco semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo o relatório, entre as pessoas infetadas, 1.292 pessoas – 1,9% – foram internadas com diagnóstico principal de covid-19 e 346 pessoas com diagnóstico secundário, sendo que cerca de metade tinha mais de 80 anos.

O documento adianta ainda que, entre os 66.343 casos de infeção de pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias, registaram-se 467 óbitos por covid-19 (1,1%), dos quais 345 em pessoas com mais de 80 anos.

As “linhas vermelhas” das autoridades de saúde indicam ainda que, de acordo com os dados de agosto, as pessoas com vacinação completa “parecem apresentar um risco de hospitalização aproximadamente duas a cinco vezes inferior aos casos não vacinados”.

Relativamente à ocorrência de óbitos por covid-19 tendo em conta o estado vacinal, verificou-se que, em outubro, ocorreram 132 mortes em pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 e 33 óbitos em pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta.

“O risco de morte, que é medido através da letalidade por estado vacinal, é 1,5 a 4 vezes menor nas pessoas com vacinação completa do que nas pessoas sem esquema vacinal completo, de acordo com os dados de outubro, mês com os dados consolidados mais recentes. Estes valores podem ainda sofrer alterações devido ao atraso do evento morte em relação à infeção”, refere o relatório.

A análise de risco desta semana confirma ainda uma incidência de 203 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, acumulada nos últimos 14 dias, com “tendência fortemente crescente a nível nacional”.

O grupo etário com incidência cumulativa mais elevada correspondeu às crianças com menos de 10 anos – 298 casos por 100 mil habitantes -, que não são elegíveis para vacinação.

Relativamente ao índice de transmissibilidade do vírus (Rt), apresenta também uma tendência crescente em Portugal, estando agora nos 1,17, refere o relatório, estimando que, a manter esta taxa de crescimento, o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em menos de 15 dias no país.

Quanto à pressão sobre os serviços de saúde, as “linhas vermelhas” indicam que o número de doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência estável, correspondendo a 28% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, quando na semana anterior tinha sido de 25%.

Na quarta-feira, a mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 11,1 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, que corresponde a um aumento de 39% relativamente à semana anterior (8,0) e uma tendência crescente.

“Este valor é inferior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), mas superior ao limiar nacional de 10, avançam as autoridades de saúde, que consideram “existir um impacto moderado da pandemia na mortalidade”.

A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de “intensidade moderada, com tendência crescente a nível nacional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 minutos

“A evolução é notória”: Novo Famalicão pronto para contrariar Sporting em momento de liderança

 A equipa do Famalicão vai apresentar-se “moralizada” frente ao Sporting, na terça-feira, no jogo em atraso da 20.ª jornada da...

Regiãohá 40 minutos

Homem com problemas mentais desaparecido desde a última quinta-feira em Santo Tirso

Encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira António Martins da Silva de 55 anos, residente em Santa Cristina do Couto, em...

Santo Tirsohá 46 minutos

Santo Tirso: Trabalhos de requalificação do recinto da feira devem demorar um ano

As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso arrancam este mês de abril e devem demorar um...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Simão Aires da PatinAve sagra-se vice-campeão no Campeonato Distrital de Solo Dance

Os atletas da Academia de Patinagem do Ave estiveram este fim de semana em competição no Campeonato Distrital de Solo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 400 pessoas celebraram o “Dia das Famílias” da Associação Gerações

A Associação Gerações realizou, este domingo, o “Dia das Famílias”, um evento dedicado à sua comunidade, que assim regressou para...

Desportohá 4 horas

Famalicense Ballas Jr. conquista medalha de bronze em prova do Campeonato do Mundo de Enduro

O piloto famalicense Ballas Jr. esteve este fim de semana em competição no Enduro GP em Valpaços, a sua estreia...

Desportohá 4 horas

Delães recebe 360 atletas para disputar “Taça Nacional CPK” de karate

Pavilhão Municipal de Delães recebe, este domingo 21 de abril, mais uma edição da “Taça Nacional CPK” de karate, um...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Ex-nadador salvador resgata dois adultos e duas crianças do mar da Aguçadoura na Póvoa de Varzim

Dois homens com cerca de 40 anos e duas crianças com 13 anos foram resgatados, este domingo, das águas do...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Gondifelos

Um incêndio deflagrou, na noite deste domingo, numa habitação, na Rua do Centro, em Gondifelos, Famalicão. De acordo com informações...

Desportohá 6 horas

Famalicense Tomás Araújo marca um dos golos da vitória do Benfica sobre Moreirense (vídeo)

O jovem futebolista famalicense Tomás Araújo foi elemento fundamental na vitória do Benfica sobre o Moreirense, na partida disputada na...

Arquivo

Mais Vistos