Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Mais de 66 mil pessoas vacinadas foram infetadas e 467 morreram

Publicado

em

Mais de 66 mil pessoas com vacinação completa contra a covid-19 foram infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, o que representa 0,7% do total de vacinados, e 467 morreram, indicam as “linhas vermelhas” da pandemia hoje divulgadas.

“Desde o início do processo de vacinação contra a covid-19, foram identificados 66.343 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre um total de 8.925.907 indivíduos com esquema vacinal completo há mais de 14 dias (0,7%)”, refere a análise de risco semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o relatório, entre as pessoas infetadas, 1.292 pessoas – 1,9% – foram internadas com diagnóstico principal de covid-19 e 346 pessoas com diagnóstico secundário, sendo que cerca de metade tinha mais de 80 anos.

O documento adianta ainda que, entre os 66.343 casos de infeção de pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias, registaram-se 467 óbitos por covid-19 (1,1%), dos quais 345 em pessoas com mais de 80 anos.

As “linhas vermelhas” das autoridades de saúde indicam ainda que, de acordo com os dados de agosto, as pessoas com vacinação completa “parecem apresentar um risco de hospitalização aproximadamente duas a cinco vezes inferior aos casos não vacinados”.

Relativamente à ocorrência de óbitos por covid-19 tendo em conta o estado vacinal, verificou-se que, em outubro, ocorreram 132 mortes em pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 e 33 óbitos em pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta.

“O risco de morte, que é medido através da letalidade por estado vacinal, é 1,5 a 4 vezes menor nas pessoas com vacinação completa do que nas pessoas sem esquema vacinal completo, de acordo com os dados de outubro, mês com os dados consolidados mais recentes. Estes valores podem ainda sofrer alterações devido ao atraso do evento morte em relação à infeção”, refere o relatório.

A análise de risco desta semana confirma ainda uma incidência de 203 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, acumulada nos últimos 14 dias, com “tendência fortemente crescente a nível nacional”.

O grupo etário com incidência cumulativa mais elevada correspondeu às crianças com menos de 10 anos – 298 casos por 100 mil habitantes -, que não são elegíveis para vacinação.

Relativamente ao índice de transmissibilidade do vírus (Rt), apresenta também uma tendência crescente em Portugal, estando agora nos 1,17, refere o relatório, estimando que, a manter esta taxa de crescimento, o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em menos de 15 dias no país.

Quanto à pressão sobre os serviços de saúde, as “linhas vermelhas” indicam que o número de doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência estável, correspondendo a 28% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, quando na semana anterior tinha sido de 25%.

Na quarta-feira, a mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 11,1 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, que corresponde a um aumento de 39% relativamente à semana anterior (8,0) e uma tendência crescente.

“Este valor é inferior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), mas superior ao limiar nacional de 10, avançam as autoridades de saúde, que consideram “existir um impacto moderado da pandemia na mortalidade”.

A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de “intensidade moderada, com tendência crescente a nível nacional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 7 minutos

Trofa: Homem de 55 anos encontrado sem vida e com ferimentos na cabeça e face

Um homem de 55 anos foi encontrado sem vida, esta quarta-feira, na freguesia de Alvarelhos, no concelho da Trofa. O...

Bragahá 54 minutos

Universidade do Minho reúne 11 instituições do Norte na estreia da sua “Rede de Inovação”

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar no dia 29 de janeiro uma rede de inovação que junta 11 instituições...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Homem de 22 anos detido pela PSP com haxixe, heroína e cocaína na Póvoa de Varzim

A Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra de Fiscalização e Intervenção da Divisão Policial de Vila do Conde, levou...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Sol regressa esta quinta-feira- “Máximas” sobem até aos 18.º graus

Famalicão espera, esta quinta-feira, o regresso do sol, que chega acompanhado por alterações nos valores dos termómetros, de acordo com...

Paíshá 4 horas

Número de pessoas inscritas nos centros de emprego aumentou 5,7% em dezembro face ao mesmo período de 2023

 O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1%...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Ponta de lança Simon Elisor assina contrato até 2028

O FC Famalicão oficializou, esta quarta-feira, o contrato estabelecido até 2028 com Simon Elisor, ponta de lança francês de 25...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Guarda-redes Guilherme Oliveira chega para reforçar equipa de futsal

O FC Famalicão prepara-se para apresentar um novo reforço, desta vez para a sua equipa de futsal, que disputa atualmente...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: “Relações Luso-Espanholas (1873-1926)” são tema de mais um Ciclo de Conferências

Os Ciclos de Conferências do Museu Bernardino Machado estão de regresso neste mês de janeiro, com uma sessão dedicada às...

Economiahá 8 horas

Semana de trabalho de 4 dias: Sete em cada dez empresas são contra a sua implementação

Sete em cada dez empresas são contra a implementação da semana de quatro dias, sobretudo no comércio, indústria e construção,...

Bragahá 8 horas

Autocarro destruído após incêndio registado esta manhã em Amares

Um incêndio deflagrou, na manhã desta quarta-feira, num autocarro que circulava na freguesia de Caires, no concelho de Amares, distrito...

Arquivo

Mais Vistos