Siga-nos nas redes

País

Agravamento do IUC para carros anteriores a 2007 não vai avançar

Publicado

em

O PS apresentou uma proposta para eliminar o aumento do IUC para veículos anteriores a 2007 do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), defendendo que é “uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica”.

Na proposta de alteração apresentada pelo grupo parlamentar do PS, os socialistas defendem que “o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade”.

“Nestes casos, em que o carro é uma absoluta necessidade, acresce o facto de muito cidadãos não terem meios financeiros para a substituição por um veículo mais recente. Assim considera-se importante por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido”, pode ler-se.

Em causa está uma medida prevista no OE2024 que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede atualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.

O ministro das Finanças tinha remetido esta terça-feira para o grupo parlamentar do PS um eventual recuo na subida do IUC para veículos mais antigos, defendendo que o Governo apresentou a sua posição no Orçamento.

Fernando Medina foi questionado numa audição parlamentar na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da fase de especialidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) pelo PSD, Chega, PCP e BE sobre a matéria.

Sem uma resposta taxativa, o ministro das Finanças sublinhou que há matérias que o Governo apresentou na sua proposta do Orçamento do Estado.

“Estamos agora na fase de especialidade e estão a chegar as propostas dos vários grupos políticos. Naturalmente, o grupo parlamentar do PS irá fazer essa avaliação de todas as propostas que entraram e das suas próprias propostas”, disse em resposta ao deputado do Chega André Ventura sobre se o PS está disposto a mexer na proposta do Imposto Único de Circulação (IUC), já depois do PSD ter questionado o governante sobre a matéria e ter ficado sem resposta.

O deputado do PCP Duarte Alves insistiu na questão, mas Fernando Medina não respondeu, pelo que a deputada do BE Mariana Mortágua pediu o esclarecimento da matéria.

“O governo sustenta a proposta que fez relativamente à subida do IUC de 25 euros” por ano, disse, acrescentando que o executivo já admitiu correções que clarificassem o teto máximo e que “é essa posição do Governo sobre essa matéria”.

Contudo, assinalou que “o grupo parlamentar do PS avaliará todas as propostas que tem para entregar e todas as propostas que cheguem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 22 minutos

Famalicão: Nova edição das Conferências em Educação aborda “Motivação e Bem-Estar” no CESPU

O Município de Famalicão promove mais uma edição das suas Conferências em Educação, desta vez dedicadas ao tema da “Motivação...

Famalicãohá 1 hora

Atletas internacionais e inovações tecnológicas marcam a 10ª Meia Maratona de Famalicão

No próximo dia 20 de outubro, a cidade de Famalicão acolhe a 10ª edição da Meia Maratona, um dos eventos...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Atropelamento em Calendário faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na Rua Fontes Pereira de Melo, na freguesia de Calendário, na sequência de um atropelamento, envolvendo...

Famalicãohá 2 horas

Proteção Civil alerta para o perigo de queda de árvores e inundações a partir das 18:00

O núcleo de Braga da Proteção Civil alertou, esta terça-feira, para o agravamento das condições meteorológicas, que se irá verificar...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Doenças respiratórias são tema de mais uma sessão do “Haja Saúde”

As doenças respiratórias são o tema da nova edição do “Haja Saúde”, a iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Famalicão...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: 9 novos “Espaços Cidadão” chegam às freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou, esta terça-feira, a criação de nove novos “Espaços Cidadão” nas freguesias do concelho, nomeadamente...

Regiãohá 4 horas

Mulher de 70 anos gravemente ferida após acidente com máquina agrícola em Vila do Conde

Uma mulher com cerca de 70 anos ficou gravemente ferida, ao final da manhã desta terça-feira, na sequência de um...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Derrotas assinalam mais um fim de semana de competição na Divisão de Honra

Neste último fim de semana foi assinalado mais um momento de competições para as equipas famalicenses da Divisão de Honra...

Desportohá 4 horas

Equipa Troféu Norte sagra-se vice-campeã regional de motocross

Este último sábado e domingo foi assinalada a realização da prova de motocross MX Ribatejo, no qual participaram os pilotos...

Barceloshá 5 horas

Suspeito de ameaçar pais idosos com navalha em Barcelos detido pela GNR

A GNR deteve um homem de 39 anos suspeito de ameaçar os pais, em Barcelos, distrito de Braga, e apreendeu-lhe...

Arquivo

Mais Vistos