Site icon Fama Rádio e Televisão

Crise: Portugueses vão reduzir despesas de Natal e comprar menos presentes ou mais baratos

Metade dos portugueses (52%) planeia reduzir as suas despesas normais de Natal este ano, tendo em conta o aumento geral dos preços, de acordo com um estudo da Netsonda.

O estudo, citado pelo Notícias ao Minutos, baseia-se num inquérito “com uma amostra de 1.000 inquiridos representando a população portuguesa entre os 18 e os 65 anos”, concluiu que “três em cada quatro já começaram as compras de Natal ou tencionam fazê-lo durante o mês de Novembro, com 14% a considerar iniciar estas compras durante a Black Friday”.

“A intenção de reduzir os custos durante a época festiva é mais expressiva com aqueles que têm filhos, crédito de habitação, rendimentos até 1.600 euros líquidos por agregado familiar ou são responsáveis pelo pagamento de contas de electricidade, gás e água”, salientou Netsonda.

“A grande maioria dos portugueses reconhece que o aumento dos preços registado em Portugal é um factor que influenciará o número de presentes que irão comprar e o dinheiro que irão gastar com eles”, e, “em comparação com o ano passado, 29% pretendem reduzir efectivamente o número de presentes que irão dar e 44% pretendem gastar menos dinheiro com eles”.

No estudo Netsonda, os inquiridos revelaram a intenção de comprar, em média, cerca de nove prendas de Natal e gastar cerca de 217 euros, no total, nas prendas.

“57% pretendem comprar presentes de Natal tanto em lojas físicas como online e apenas 34% pretendem comprar no Natal exclusivamente em lojas físicas”, pode ser lido na mesma declaração.

O estudo revela também que mais de 90% dos portugueses estão “muito preocupados com a inflação no preço dos produtos alimentares, preços da energia e o aumento dos preços dos combustíveis”. Além disso, “o aumento das taxas de juro das hipotecas é também uma grande preocupação para 91% dos titulares deste tipo de crédito”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version