País
Medicamentos para hipertensão e diabetes e febre estão a faltar em algumas farmácias
Os medicamentos para hipertensão e diabetes são os mais difíceis de encontrar e em algumas áreas há problemas em encontrar medicamentos não sujeitos a receita médica para a febre ou dor.
Inderal, um medicamento utilizado para controlar a hipertensão, está esgotado há várias semanas, apesar de uma solução para o tornar disponível com o rótulo em espanhol. A dificuldade foi relatada pelo presidente da Associação de Lares e Repousos (ALI), João Ferreira de Almeida, que acrescentou ter sido informado de que “só em Janeiro será regularizada”.
Existe também uma solução aberta para a Ozempic (semaglutídio), indicada para a diabetes, que se esgotou devido à sua utilização na luta contra a obesidade. A presidente da Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes, Emiliana Querido, salienta que “os pacientes não podem ser prejudicados” e apela à tomada de medidas para assegurar a medicação. Há pacientes que estão agora à procura do medicamento em Espanha, de acordo com a publicação.
O Infarmed reconhece a falta destas substâncias. Em Outubro, foram identificadas 858 apresentações de falta de medicação. Lorenin, Inderal, Ovestin, Ozempic e Cloxam são alguns dos exemplos, mas o Infarmed diz que “a maioria tem alternativas disponíveis”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Jovem de 25 anos perde a vida após colisão de bicicleta
-
Famalicãohá 7 dias
Radar de velocidade da PSP regressa a Famalicão esta quinta-feira a partir das 14:00
-
Sociedadehá 4 dias
Veja os golos! SL Benfica 4 – 0 FC Famalicão
-
Famalicãohá 24 horas
Famalicão: Despiste na Via Intermunicipal em Pedome fez um ferido esta manhã