Perante o agravamento anunciado das condições meteorológicas em Portugal, a Guarda Nacional Republicana partilhou uma série de conselhos com os condutores, para que possam assegurar a sua segurança e também a dos peões.
Começando por salientar que a segurança rodoviária deverá ser uma preocupação permanente, apenas reforçada devido ao mau tempo, o departamento de comunicação da GNR, apela para que os condutores verifiquem o estado de conservação e pressão dos pneus dos seus veículos.
Para além disto, devem ainda certificar-se que o sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições. Foco também para o sistema de travagem, assim como limpa para-brisas e escovas que devem estar em pleno funcionamento.
Em casos de visibilidade mais reduzida, todos os condutores devem circular com as luzes médias ligadas. Destaque ainda para a possibilidade de formação de lençóis de água, factor que deverá obrigar à constante atenção de quem conduz.
“Acima de tudo”, afirma a GNR, os condutores devem “adotar uma condução defensiva, moderar a velocidade e aumentar a distância de segurança entre veículos”, explica esta força.
“Mantenha-se informado e cumpra as indicações das autoridades”, concluem.