Portugal pode ultrapassar, dentro de 15 a 30 dias, os 240 casos de infeção por 100 mil habitantes, estimam as “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19, que alertam para mais procura dos serviços de saúde.
“O Rt (índice de transmissibilidade) apresenta um valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,15) e em todas as regiões”, adianta a análise de risco da pandemia divulgada esta sexta-feira.
Segundo o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge, a manter-se esta taxa de crescimento a nível nacional, “estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias”.
“O agravamento da situação epidemiológica na Europa e o aumento da intensidade epidémica em Portugal deve condicionar um aumento do nível de alerta do sistema de saúde para aumentos de procura de cuidados de saúde no próximo mês”, alerta ainda o relatório.
De qualquer forma, o documento adianta que “a pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são reduzidos, embora com uma interrupção da tendência decrescente na mortalidade por covid-19”,
O grupo etário com incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu às pessoas dos 20 aos 29 anos.