Site icon Fama Rádio e Televisão

Mais de 85% dos portugueses querem semana de 4 dias de trabalho

Mais de oito em cada 10 trabalhadores portugueses (86%) gostariam de ver reduzida a duração da sua semana de trabalho, de acordo com um inquérito.

Mais de 60% dos trabalhadores querem uma semana de trabalho de quatro dias, com 23,9% manifestando interesse numa semana de trabalho de 32 horas, mesmo que isso signifique uma redução salarial, de acordo com os resultados do estudo, organizado pela Coverflex.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Mais de oito em cada 10 trabalhadores portugueses (86%) gostariam de ver reduzida a duração da sua semana de trabalho e 62,1%, se dada essa opção, gostariam de concentrar a semana de 40 horas de trabalho em quatro dias. Os dados do estudo sobre o futuro do trabalho realizado pela Coverflex, um startup que opera na área dos benefícios dos trabalhadores, chegam numa altura em que o Governo está a discutir com os parceiros sociais o futuro piloto na semana de quatro dias que deverá ter início em 2023. Uma proposta que não tem sido bem recebida pelos representantes da empresa.

Os dados do inquérito – realizado entre 14 de Setembro e 4 de Outubro de 2022, com 1.438 pessoas, na sua maioria entre os 25 e 34 anos (46,5%), das quais 51,1% eram mulheres, na sua maior parte da região de Lisboa (41,7%) – revelam também que 23,9% dos trabalhadores estariam disponíveis para uma semana de trabalho de 32 horas, em vez das actuais 40h, mesmo que isto implique uma redução salarial. Apenas 14% dos inquiridos ainda preferem o actual modelo de 40h/cinco dias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version