Site icon Fama Rádio e Televisão

Covid-19: Máscaras continuam a ser recomendadas em Portugal

As pessoas com sintomas de infecção respiratória devem usar uma máscara, manter distância das outras pessoas e, se o teste for positivo para Covid-19, evitar o contacto com outras pessoas durante cinco dias.

Segundo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), uma vez que os sintomas de infecções respiratórias são muito semelhantes, é importante evitar transmitir a infecção a pessoas mais vulneráveis, tais como idosos, grávidas, não vacinadas, imunossuprimidas ou doentes crónicos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Se a pessoa com uma infecção respiratória tiver febre ou não se sentir bem para ir trabalhar, o DGS recomenda o contacto com um médico para ser avaliada.

O DGS recorda que os sintomas das infecções respiratórias, como a covide-19 ou a gripe, incluem tosse, febre (temperatura ≥ 38,0ºC) arrepios, perda ou alteração do cheiro ou gosto, falta de ar, cansaço inexplicável, dores musculares não resultantes de exercício físico, recusa de comer ou falta de fome, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia.

Se tiver algum destes sintomas, a pessoa deve descansar, beber água para se manter hidratada e pode tomar medicamentos como o acetaminofeno – se não houver indicação clínica em contrário – para ajudar a reduzir os sintomas.

Se sair de casa, recomenda-se que, para além de usar uma máscara, evite lugares apinhados, tais como transportes públicos, e cumpra as regras de etiqueta respiratória (tossir para dentro do braço e lavar as mãos frequentemente).

A DGS também recorda que a utilização de uma máscara é obrigatória nos estabelecimentos de serviços de saúde e nas estruturas residenciais ou de acolhimento ou nos serviços de apoio domiciliário às populações vulneráveis, aos idosos ou às pessoas com deficiência, bem como nas unidades de cuidados contínuos da Rede Nacional.

A utilização de uma máscara é recomendada nas farmácias comunitárias, para pessoas com mais de 10 anos, sempre que estas se encontrem em ambientes fechados e em grupos, nomeadamente, transportes públicos (incluindo aviões) e aeroportos, terminais marítimos e redes de metro e comboio.

Também é recomendada em caso de sintomas ou de um teste positivo para Covid-19 ou gripe e é necessário sair de casa, bem como quando há contacto próximo com pessoas em alto risco de ficarem gravemente doentes com doenças respiratórias.

As máscaras são também recomendadas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente pessoas com doenças crónicas ou estados imunossupressores com um risco acrescido de infecções do tracto respiratório, sempre que estejam em risco acrescido de exposição, bem como para pessoas que estejam em contacto com a população mais vulnerável.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version