Siga-nos nas redes

País

Vacinação para pessoas a partir dos 50 anos começa em breve -DGS

Publicado

em

As pessoas a partir dos 50 anos vão poder vacinar-se contra a covid-19 em breve, anunciou a secretária de Estado da Promoção da Saúde, que apela aos mais velhos que não deixem de se vacinar.

Numa entrevista ao jornal Público, Margarida Tavares explica que a estratégia da Direção-Geral da Saúde (DGS) “foi mais cautelosa” – o plano era o de vacinar apenas as pessoas a partir dos 60 anos até dezembro – porque as autoridades queriam concentrar-se nas classes etárias de maior risco, mas que, em breve, a idade para a vacinação vai baixar para os 50 anos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Essa medida vai ser anunciada pela Direção-Geral da Saúde em breve”, revela.

Margarida Tavares reconhece que a taxa de vacinação nas pessoas acima dos 80 anos – que está abaixo dos 70% – é inferior ao que o Governo gostaria e apela à vacinação dos mais velhos: “Gostaríamos que fosse mais e faço aqui um apelo a todas as pessoas mais velhas: não deixem de se vacinar”.

Sobre o inverno, reconhece que “não vai ser fácil”, com a circulação, em simultâneo, do vírus que provoca a covid-19, do da gripe e do vírus sincicial respiratório.

“Como infecciologista, sabia que, volvido algum tempo, estaríamos a assistir a uma dinâmica dos vírus respiratórios que foi totalmente alterada e não me surpreende nada que o vírus sincicial respiratório se tenha antecipado e que os casos de gripe sejam mais precoces”, afirma.

A secretária de Estado fala ainda do plano de contingência para o inverno que o Governo está a preparar e, quanto à reunião de peritos agendada para sexta-feira no Infarmed, diz que “vai ser apenas um momento de reflexão e transparência”, não devendo ser tomadas novas medidas de contenção.

Contudo, alerta que as máscaras “não desapareceram” e que são “altamente recomendadas para as pessoas que têm sintomas respiratórios, quando estão próximas de outras pessoas”.

“Vamos recomendá-las vivamente nos espaços fechados. Eventualmente, vamos fazer recomendações mais apertadas para os transportes públicos, por exemplo”, revela.

Depois de o ministro Manuel Pizarro ter esta semana admitido criar Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo C temporárias para responder à falta de médicos de família, uma possibilidade que o Bloco de Esquerda considerou ser a “privatização” dos cuidados primários de saúde, Margarida Tavares admite que a “constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta” para algumas regiões.

“Em algumas regiões do país, até por períodos limitados de tempo, a constituição de cooperativas de médicos poderá ser uma resposta, por exemplo, com médicos reformados”, afirma.

Contudo, a governante diz que “será uma possibilidade remota, localizada no tempo e no espaço e ponderada caso a caso”, insistindo: “Não nos passa pela cabeça privatizar os cuidados de saúde primários”.

Sobre os programas prioritários da DGS, refere que “precisam de ser reforçados” e reconhece a falta de meios da Direção-Geral da Saúde, lembrando que a estrutura também “está muito pesada e difícil de gerir”.

A este propósito, a secretária de Estado da Promoção da Saúde adianta que será criada uma nova estrutura, dentro do Ministério da Saúde,” para “reorganizar a promoção da saúde e dar-lhe o devido espaço, recursos e meios e uma visão moderna da saúde”.

A governante acrescenta ainda que o Governo tenciona ir mais longe na legislação do tabaco e que quer “regulamentar melhor a questão do fumo em espaços fechados”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 segundos

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 37 minutos

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Famalicãohá 2 horas

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Desportohá 4 horas

Famalicão: FC Landim inaugurou obras de beneficiação no seu 81.º aniversário

O núcleo do Futebol Clube de Landim inaugurou, este domingo as obras de beneficiação do seu complexo desportivo, um momento...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Barceloshá 7 horas

Homem de 20 anos detido por tráfico de estupefacientes em estabelecimento de diversão noturna em Barcelos

No dia 25 de abril, o Posto Territorial da GNR de Barcelos, através do Comando Territorial de Braga, deteve um...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Manuel Azevedo e António Jesus vencem Campeonato de Bilhar Livre e Snooker em Lousado

Terminou no dia 25 de abril o Campeonato de Bilhar Livre e Snooker da Casa do Povo de Lousado que...

Arquivo

Mais Vistos