Siga-nos nas redes

País

Farinha e pão já estão mais caros devido ao aumento do preço dos combustíveis

Publicado

em

O aumento dos custos da energia já está a ter impacto nas farinhas e pão, disse esta terça-feira o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que assegura que não há sinal para alarme.

“Em primeiro lugar, este fenómeno (…) é algo que está a acontecer à escala global e do ponto de vista dos custos de energia, de energia elétrica, do gás natural e da manutenção da carga fiscal que impede a descida do valor de venda dos combustíveis fósseis é algo que não é controlável propriamente pelos governos e tem de ser alvo de uma política, porventura, europeia mais concertada e que vai demorar ainda algum tempo a equilibrar-se”, considerou o diretor-geral da APED.

“É evidente que tudo isto vai impactar toda a cadeia de valor, portanto, se os custos de energia vão impactar a produção, vão impactar a indústria, vão naturalmente impactar os custos de transporte e, no final do dia, vão trazer acréscimos de aumentos de preços na distribuição no produto final”, prosseguiu.

Relativamente ao impacto, “nós já estamos a sentir nalguns produtos e é público, os produtos ligados às farinhas, ao trigo, ao pão, são produtos que já estão a ser alvo de uma revisão de preço em alta”, salientou Gonçalo Lobo Xavier.

No entanto, o setor da distribuição está a fazer “todos os esforços” para continuar a ser “muito eficiente” do ponto de vista da logística e do transporte, “para que isso se sinta cada vez menos ou menos possível no consumidor final”.

Apesar disso, “é impossível prever quando é que estes aumentos vão se sentir mais ou quando é que vão parar”, salientou.

“Se acrescentarmos a isso o facto de estarmos num período macroeconómico com uma inflação crescente, é muito natural que os preços venham a aumentar genericamente”, apontou.

“Mas estamos a trabalhar para mitigar e para que o consumidor não sinta tanto, embora como disse, toda a cadeia de valor está a ser impactada, será difícil não transferir este aumentos de custo para o preço de venda final”, referiu o diretor-geral da APED.

Do ponto de vista da distribuição, “olhamos ainda para os meses de novembro e dezembro com relativo otimismo e com uma serenidade de quem procurou fazer atempadamente as suas compras de produtos que vêm de outras geografias”, referiu, garantindo que, “do ponto de vista alimentar”, não haverá problemas nas prateleiras.

Já do ponto de vista do retalho especializado, “estamos a sentir algumas dificuldades em alguns produtos”, como por exemplo a eletrónica, alguns brinquedos, mobiliário e desporto, acrescentou.

“Não sendo todos estes produtos importados de outras geografias, têm componentes que são de outras geografias e isso tem consequências no atraso” das entregas, explicou.

Apesar disso, “não há um sinal de alarme, não vão faltar produtos”, asseverou Gonçalo Lobo Xavier.

“O que vão faltar é alguns segmentos de produtos nalgumas áreas, mas nada que seja absolutamente dramático”, rematou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas

No período entre as 00h00 e as 23h59 deste sábado, dia 21 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal e...

Desportohá 11 horas

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 13 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 1 dia

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 1 dia

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 2 dias

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 2 dias

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Arquivo

Mais Vistos