Site icon Fama Rádio e Televisão

Mais de 234 municípios portugueses não conseguem atingir eficiência financeira

Portugal tem 308 municípios, mas de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios, no ano passado, apenas um em cada quatro municípios atingiu um nível satisfatório de eficiência financeira.

De acordo com um relatório da ECO, a lista dos 74 municípios que cumpriram os critérios estabelecidos é liderada por Sintra, Santa Maria da Feira e Marinha Grande.

O estudo realizado anualmente pela Ordem dos Contabilistas e pelo Instituto Politécnico do Cavado e Ave, revela que Sintra subiu da segunda posição que ocupava em 2020 para o topo da tabela, trocando de posição com Santa Maria da Feira. A Marinha Grande subiu da quarta para a terceira posição.

“Apenas 74 municípios podem ser considerados como tendo um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira, com base nos indicadores seleccionados para este Anuário, quando obtêm uma classificação maior ou igual a 50% da pontuação total”, explica a coordenadora do estudo Maria José Fernandes. Mas, numa avaliação alargada aos 100 municípios com a melhor classificação, “14 são grandes, 34 são médios e 52 são pequenos”, afirma o Anuário.

No entanto, os autores do estudo Maria José da Silva Fernandes, Pedro Jorge Sobral Camões e Susana Jorge observam que os municípios que tinham um índice de endividamento total superior a 150% foram excluídos da classificação global, ou seja, endividamento total superior a 1,5 vezes a média das receitas líquidas correntes cobradas nos três anos anteriores.

Note-se que, em 2020, existiam 71 municípios com um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira.

Numa análise da distribuição por distrito dos 100 municípios com melhor classificação, é possível verificar que 11 se encontram em Aveiro, nove em Leiria e oito em Lisboa e outros oito em Faro, Viseu e Açores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version