Economia
Filhos de idosos que residem em lares podem pedir que a fatura da mensalidade seja emitida com o seu NIF
Os filhos de idosos que residem em lares e contribuam para o pagamento da mensalidade podem pedir que a fatura seja emitida com o seu NIF, no valor correspondente à parte que suportam.
A questão fiscal foi colocada à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) por uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que quis saber se lhe era possível emitir fatura a cada um dos filhos de uma utente, na parte assumida por estes na mensalidade do lar.
Até agora, refere o pedido de informação vinculativa enviado pela ERPI, o valor integral tem sido faturado “sempre em nome da utente”, adiantando, contudo, que tem sido questionada “relativamente à parte que é assumida pelos filhos, uma vez que a utente não tem rendimentos para fazer face ao valor do encargo pago mensalmente”.
Na resposta da AT, hoje divulgada, é referido que a fatura que titula a prestação de serviços “deve ser emitida ao respetivo destinatário dos serviços prestados”, sendo que “na circunstância do utente não coincidir contratualmente com o destinatário do serviço, no todo ou em parte, deve ser emitida fatura, em nome e com o número fiscal de cada um, pelo valor do encargo efetivamente suportado”.
PASSOU EM DIRETO
-
Bragahá 2 dias
Bombeiros de Esposende e VMER de Barcelos ajudam bebé a nascer em casa perante parto iminente
-
Desportohá 1 dia
Famalicense Tomás Araújo eleito como o melhor jovem futebolista de outubro e novembro na I Liga
-
Bragahá 1 semana
Casal de octogenários de Priscos faleceu no mesmo dia com com apenas 9 horas de diferença
-
Regiãohá 6 dias
Temperaturas já começaram a descer no Norte do país. Mínimas podem chegar aos zero graus