Por causa do agravamento do tempo até amanhã ao final do dia, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou esta sexta-feira um aviso à população.
O aviso tem por base a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de precipitação, que poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral, vento forte, com rajadas até 100 km/h, nas terras altas do Norte e Centro e agitação marítima elevada, com ondas de seis a nove metros. Existe ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
A ANEPC avisa ainda para a região Norte, que “é expectável” um aumento do volume da água na bacia do rio Lima, com influência em Ponte da Barca e Ponte de Lima, e uma situação mais crítica no rio Cávado.
Os avisos estendem-se à bacia hidrográfica do rio Ave, com um aumento das afluências em Santo Tirso.
A Proteção Civil adianta serem expectáveis inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, assim como a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras. Avisa ainda para a instabilidade de vertentes, com deslizamentos, derrocadas e outros, bem como para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos.
A Proteção Civil apela à população para desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e para garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, assim como um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.